
Sucesso de bilheteria, um dos filmes que marcaram a retomada do cinema brasileiro chega novamente às telonas no próximo dia 14 em todo o país, agora remasterizado e com resolução em 4K. Lançado em 1995, ‘Carlota Joaquina, Princeza do Brazil’ é uma sátira que narra a fuga de Dom João e da princesa espanhola, obrigados a deixar Portugal às pressas para escapar das ameaças de Napoleão Bonaparte. O desembarque foi no Rio de Janeiro, no início do século XIX.
Polêmico, irreverente e bem-humorado, o longa conta como a chegada da corte real transformou a colônia em sede do império, escancara a timidez do monarca, as aventuras amorosas, ambição e personalidade de Carlota Joaquina, que vive um casamento infeliz e se depara com a chance de ascender ao poder em um novo mundo.
Nos papéis principais, Marco Nanini (Dom João, Marieta Severo (Carlota), Ludmila Dayer (Carlota na infância) e Marcos Palmeira (D. Pedro I), sob direção de Carla Camurati, que apostou na estética teatral e caricatural para mostrar um importante recorte da história do Brasil.