Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3191-5929

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3191-5929

CINEMA NACIONAL

Terra em Transe, Macunaíma e mais: plataforma gratuita de streaming exibe seleção de clássicos

Seleção feita pelo escritor e líder indígena mineiro Ailton Krenak inclui produções que abordam temáticas dos povos originários

Gabriela de Castro*
gabriela.castro@hojeemdia.com.br
Publicado em 30/10/2025 às 16:51.Atualizado em 30/10/2025 às 17:35.

Os apaixonados pelo cinema nacional poderão assistir gratuitamente a 11 clássicos a partir desta sexta-feira (31). A seleção especial foi feita pelo escritor e líder indígena mineira Ailton Krenak e estarão disponíveis na plataforma de streaming Itaú Cultural Play.

Entre as produções escolhidas para a 'mostra Ailton Krenak Indica' estão clássicos premiados como Terra em Transe (1967), de Glauber Rocha. A trama conta a história de Paulo Martins, jornalista e poeta à beira da morte que revisita as contradições políticas e morais de Eldorado, país fictício tomado por disputas de poder.

Outro filme emblemático do cinema nacional também na  seleção de Krenak é Macunaíma (1969), de Joaquim Pedro de Andrade. Inspirada no livro de Mário de Andrade, a obra narra a aventura do protagonista, um “herói sem nenhum caráter”, em busca da muiraquitã, um amuleto perdido. 

História de resistência à violência colonial

Além dos clássicos, Krenak selecionou produções feitas por realizadores indígenas e/ou que abordam temáticas dos povos originários. Uma delas é 'As Hiper Mulheres' (Pernambuco, 2011), de Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro. No filme, o público é conduzido ao coração do Alto Xingu, onde uma anciã faz um último pedido para o companheiro: cantar no Jamurikumalu, o maior ritual feminino da região.

Outra obra que integra a mostra é o documentário Krenak (Minas Gerais, 2016), de Rogério Corrêa, que mergulha na trajetória do povo indígena que resiste há séculos à violência colonial e aos desastres ambientais. A produção faz um percurso histórico que vai das perseguições do século XIX à tragédia de Mariana, em 2015, dando voz a lideranças que reafirmam o direito à vida e à terra.
 
A plataforma de filmes pode ser acessada pelo site, nas smart TVs da Samsung, LG, Android TV e Apple TV e nos aplicativos para dispositivos móveis (Android e iOS) e Chromecast. A mostra também pode ser encontrada na Claro TV+, SKY+ e Watch Brasil.

*Estagiária, sob supervisão de Iracema Barreto

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por