Tiago Iorc mostra em BH seu repertório em português

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia
19/10/2015 às 17:27.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:07
 (RAFAEL KENT/DIVULGAÇÃO)

(RAFAEL KENT/DIVULGAÇÃO)


Dentre os vários "fenômenos da internet" que surgiram na indústria da música, talvez Tiago Iorc seja o nome mais representativo. Com o quarto disco, "Troco Likes", em mãos, ele vivencia mais uma vez uma turnê para deixar muitos famosos da MPB com inveja. São aproximadamente 50 cidades confirmadas no roteiro, para shows sempre cheios.

Um dos segredos do artista está em não acomodar e propor a si mesmo a mudança. Enquanto seus dois primeiros discos traziam composições apenas em inglês, a partir do terceiro o artista mostrou que estava interessado em criar também na língua mátria. Em "Troco Likes", ele comprova isso: este é o primeiro trabalho em que se ouve apenas a língua portuguesa.

O artista, que tem show agendado para esta terça (20), conversou com o Hoje em Dia sobre o novo trabalho. Confira a entrevista.

Como foi o processo de construção de um álbum em português? As músicas foram nascendo naturalmente ou foi algo que colocou para si como meta?
Esse disco veio da minha vontade de estar mais próximo do público aqui no Brasil. Me interessava encontrar o diálogo mais direto, que pudesse fazer um link coerente do que eu queria dizer com o que pudesse ser relevante para pessoas daqui. É um disco que me aproxima mais do meu lado brasileiro, que sempre existiu.

A língua inglesa foi importante para que você pudesse ter penetração em outros países. Rola uma insegurança de abraçar a língua portuguesa? Acredita que seu público muda com a sua fase?
Subir no palco no primeiro show da turnê e ver todas as pessoas cantando as músicas novas me mostrou o quanto é importante estar verdadeiramente conectado com o que faz sentido pra mim, para que isso seja relevante para outras pessoas. Acho que essa nova fase me conectou mais com o público do meu país.

Além do idioma, o que há de diferente em "Troco Likes" em relação aos seus trabalhos anteriores?
Esse disco veio da minha vontade de estar ainda mais próximo do público daqui. Isso, por si só, já teve uma influência enorme no que eu estava fazendo porque me interessava encontrar o diálogo mais direto, que pudesse fazer um link coerente do que eu queria dizer com o que pudesse ser relevante para outras pessoas. A própria musicalidade da língua, a rítmica das sílabas e cadência dos sons da palavra, transformaram meu jeito de fazer música também. É um disco que me aproxima mais do meu lado brasileiro.

Como tem sido a turnê? Como os fãs receberam o novo show?
Tenho feito muito muitos shows aqui no Brasil  e estou muito feliz de estar na estrada dividindo essas músicas com as pessoas. Tem sido a turnê mais especial da minha carreira.

Tiago Iorc no Grande Teatro do Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1536, Centro). Terça (20), às 21h. R$ 100 e R$ 50 (meia)

Confira um dos vídeos do artista:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por