Veja atrações

Tradicional iluminação de Natal da Praça da Liberdade será inaugurada na segunda-feira (17)

Programação às 18h30, com apresentação da Vesperata de Diamantina

Ana Luísa Ribeiro*
aribeiro@hojeemdia.com.br
Publicado em 11/11/2025 às 14:03.Atualizado em 11/11/2025 às 14:29.
Iluminação da Praça da Liberdade será acesa na segunda-feira (17), às 18h30, com apresentação da Vesperata de Diamantina, marcando o início do Natal da Mineiridade 2025 (Divulgação/Secult)
Iluminação da Praça da Liberdade será acesa na segunda-feira (17), às 18h30, com apresentação da Vesperata de Diamantina, marcando o início do Natal da Mineiridade 2025 (Divulgação/Secult)

O brilho do Natal vai tomar conta de Belo Horizonte a partir da próxima segunda-feira (17), quando a tradicional iluminação da Praça da Liberdade, na região Centro-Sul, será oficialmente acesa às 18h30. O evento terá ainda apresentação da Vesperata de Diamantina.

A cerimônia inaugura a programação do Natal da Mineiridade 2025, que se estende até 6 de janeiro, com atividades em mais de 500 municípios e cerca de 900 atrações cadastradas no portal Minas Gerais.

Neste ano, o Natal da Liberdade - “Luz e Mineiridade” terá cenografia imersiva que transforma o conjunto arquitetônico em uma grande instalação artística.

Veja o que projeto inclui

  • Projeção mapeada na fachada dos prédios;
  • Show de drones com a chegada do Papai Noel;
  • Lasers e iluminação cênica;
  • 170 esculturas do artista Zé do Arame;
  • Presépio iluminado sobre a água;
  • Programação musical diária no Coreto.

O Palácio da Liberdade será transformado na Casa do Papai Noel, com ambientes temáticos que evocam memória afetiva e tradições familiares.

“Mais do que ornamentação, o Natal da Mineiridade é uma grande exposição urbana. Cada espaço é um ato dessa narrativa coletiva, onde a luz é o fio condutor que emociona e conecta o visitante à espiritualidade e à arte popular mineira”, disse o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis.

Ceia solidária recebe 2 mil pessoas

Pela primeira vez, o evento terá uma ceia solidária,em 24/12, no Palácio da Liberdade, reunindo 2 mil crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. A ação é promovida pelo Servas e pela Gasmig.

“O Natal é tempo de amor e partilha. Receber essas pessoas no Palácio da Liberdade é mostrar que todos têm lugar à mesa da fraternidade”, disse a presidente do Servas, Christiana Renault.

Impacto econômico

A edição de 2024 movimentou R$ 2,5 bilhões na capital, segundo a CDL/BH. Segundo o Governo de Minas, a expectativa é superar o número em 2025, com aumento de fluxo turístico e ocupação hoteleira.

No interior, destaque para:

  • Natal Barroco de São João del-Rei
  • Natal Histórico de Ouro Preto
  • Iluminação de Barbacena
  • Festas de Tiradentes
  • Clima alpino de Monte Verde
  • Natal dos Lagos em Capitólio

Toda a programação está disponível no portal Minas Gerais, com atualizações diárias.

*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca, com informações da Agência Minas

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por