Trilogia ganhará maratona nos cinemas na próxima quarta-feira

Paulo Henrique Silva e Vanessa Perroni - Hoje em Dia
Publicado em 19/10/2015 às 07:48.Atualizado em 17/11/2021 às 02:07.
 (RICARDO BASTOS  )
(RICARDO BASTOS )

Hill Valley não existe. Até bem pouco tempo, era uma cidade cenográfica no parque da Universal Studios, em Orlando, mas acabou sendo desativada. Se estivesse no mapa, provavelmente receberia milhares de visitantes na próxima quarta-feira.

Todos ávidos pela chegada de Marty McFly e Doc Brown num carro DeLorean, transformado numa máquina do tempo que levou a dupla também a 1855, 1955 e 1985, na trilogia “De Volta para o Futuro”, uma das produções mais cultuadas da década de 80.

Esse “futuro”, que finalmente virará presente às 16h29 (horário americano), alimentou muita expectativa, como um possível skate voador. Algumas previsões se confirmaram, como máquinas de cartão de crédito e tablets.

Mas o que ficou mesmo foi o gostinho de uma ficção-científica que envolve ação, humor e fantasia, com a marca de Steven Spielberg, produtor executivo dos três filmes dirigidos por Robert Zemeckis, autor também do roteiro, ao lado de Bob Gale.

Apesar de a tecnologia ser uma atração, o sucesso da trilogia está principalmente nas brincadeiras entre passado e presente (dos anos 80), sobre traços culturais que atravessam décadas sem alteração, principalmente em relação aos genes familiares.

O grande antagonista da história, um colega de trabalho do pai de Marty que o humilha o tempo todo, é apenas o ponto intermediário de uma linhagem que começa num malfeitor do Velho Oeste e vai a um empresário inescrupuloso do futuro.
E para os adolescentes, nada melhor do que ver Marty tentando ajudar o pai a conquistar a mãe, na década de 50, depois de, sem querer, atrapalhar a linha dos acontecimentos, surgindo justamente onde o genitor deveria estar: no chão da rua, após ser atropelado pelo futuro avô.

Marty é, acima de tudo, um garoto que quer se afirmar. E o passado talvez seja esse lugar, com ele virando a sensação da escola e, no baile em que a trama do primeiro filme se encerrará, um guitarrista reconhecido, que influenciará ninguém menos que Chuck Berry na criação do rock.


À Espera de Mcfly na Savassi

Momento antológico de “De Volta para o Futuro” ganha encenação

O dia 21 se aproxima. E o que isso significa? Que o futuro está de volta – ao menos segundo “De Volta para o Futuro”. Sucesso dos anos 1980, o longa ganha homenagens nesta quarta-feira (21), devido à data em que Marty McFly (Michael J. Fox), Dr Brown (Christopher Lloyd) e Jennifer (Elisabeth Shue) chegam ao “futuro” a bordo de um DeLorean, o que acontece no segundo filme da trilogia.

Criado no Facebook, o evento “Chegada de Marty McFly no Futuro” conta com comentários do tipo: “E chegará o tão aguardado dia em que Marty estará entre nós”. A cereja do bolo é que Mcfly vai aportar na Savassi – às 20h, em frente ao 80 Bar. Trata-se de uma reconstrução da cena dentro do Festival Cinemateca, que, nesta segunda edição, homenageia o longa, com direito a um carro customizado.

“Vamos ter uma equipe de repórteres futuristas, para a chegada do carro”, explica a atriz e produtora cultural Alessandra Carneiro de Mendonça, da Casa Mascate Cultura de Rede (responsável pelo festival). Ela revela que a cena da chegada no futuro vai ser projetada e, em seguida, o carro entra na rua. “A cena vai sair da tela e vir para o mundo real”, brinca.

Do veículo, vão sair atores caracterizados de McFly e Dr Brown. Na quinta, o festival promove uma mostra de cinema independente na Casa dos Jornalistas, com dublagens ao vivo de cenas de alguns filmes – dentre eles, “De Volta para o Futuro”.

O longa também será a estrela da festa de encerramento, na sexta. “Personagens clássicos do cinema vão guiar a festa. Teremos tapete vermelho, paparazzi, projeções de filmes, entrega de troféu para a melhor fantasia. É uma festa bem interativa”, finaliza.
 

Cinemas e on demand vão exibir os três filmes da saga

Cinemark vai exibir, nesta quarta-feira (21), os três filmes da saga. Quem quiser também pode assistir aos filmes no Netflix. A trilogia deu origem a desenhos animados, jogos eletrônicos e, agora, a marca de três décadas impulsiona o lançamento de produtos em edições limitadas. A marca de tênis que aparece no filme produziu um pisante aos moldes do que seria um calçado do futuro. Já a marca de refrigerante citada no longa vai lançar, na quarta-feira, uma garrafa semelhante à que Mcfly compra quando chega ao futuro.

Também na quarta-feira (21), será lançado o livro “De Volta Para o Futuro – Os Bastidores da Trilogia”, do pesquisador norte-americano Caseen Gaines, que traz informações inéditas sobre a saga.

O skate voador, tão sonhado por muitas crianças da época, ganhou um protótipo fabricado por uma marca de automóveis. O skate é colocado sobre uma pista de imãs permanentes. Mas para a desilusão de alguns, a engenhoca não será comercializada. O game Rocket League, que possui versão para computador e PS4, vai contar com um DeLorean, a máquina do tempo do filme “De Volta para o Futuro”.

Chegada de Marty McFly ao futuro. Quarta-feira (21), 18h. 80 Bar (rua Paraíba, 1338). R$ 2. Dublagem ao vivo: quinta-feira (22), 20h, gratuito. Casa do Jornalista (av. Álvares Cabral, 400). Festa Performática PsicoAtiva. Dia 23, às 22h. Matriz (rua Guajajaras, 1.353). R$ 25.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por