
O próximo domingo (12) será o último dia para conferir a exposição "Povos Originários - Guerreiros do Tempo", que reúne imagens do renomado fotógrafo Ricardo Stuckert na Galeria Arlinda Corrêa Lima do Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
A mostra é resultado de uma intensa pesquisa realizada por Stuckert na região amazônica que resultou no livro homônimo. É a primeira vez que o material toma a forma de uma exposição aberta ao público brasileiro.
A inauguração aconteceu no sábado (4), dentro do projeto "Outras Florestas", idealizado e realizado pela ONG Contato, que trouxe a Belo Horizonte uma aula-show comandada pelo cantor baiano Gilberto Gil, com participação especialíssima do líder político e espiritual Benki Ashaninka.
Pouco antes da aula-show que lotou o Grande Teatro do Palácio das Artes, Gil e Benki foram um dos primeiros visitantes da mostra, que apresenta imagens da vivência de Stuckert com as etnias indígenas na região amazônica.
"A exposição é a concretização de um sonho. Sempre quis mostrar o trabalho que tenho feito com os indígenas desde 1997. A mostra já esteve em Buenos Aires, mas a primeira cidade brasileira que a recebeu é Belo Horizonte", registra o fotógrafo.
"A mostra traz imagens que mostram a diversidade pluralidade da cultura indígena, além de mostrar a importância desses povos como guardiões das florestas", destaca Stuckert, que levou sete anos para finalizar o livro, lançado no início de 2022.
"Cada aldeia que eu visitei foi um aprendizado. O modo de viver do indígena é fantástico. Eles vivem com simplicidade, com aquilo que a floresta oferece. E nos ensinam a importância de viver em comunidade, de respeitar e preservar a Natureza", assinala.
SERVIÇO
Exposição "Povos Originários - Guerreiros do Tempo"
Na Galeria Arlinda Corrêa Lima do Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537). Horários de visitação: 9h30 às 21h (terça a sábado) e 17h às 21h (domingo). Entrada franca
Leia mais