
Há um motivo a mais para conferir a iluminação de Natal na Praça da Liberdade. Ali pertinho, ao lado do Palácio da Liberdade, belo-horizontinos e visitantes podem aproveitar os atrativos da Vila Mineiridade. Com mais de 100 expositores, evento oferece gastronomia e muita cultura até 6 de janeiro e sempre a partir das 17h. Parte da programação natalina do Estado, a Vila busca valorizar a economia criativa de Minas. A entrada é gratuita.
“Entre quitandas, queijos, cafés, doces e bebidas artesanais, cada criação revela a força da nossa cultura e da nossa hospitalidade”, diz o realizador do projeto, Aluizer Malab.
A secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega, ressalta a importância da iniciativa: “Quando abrimos as portas para que pequenos produtores, chefs, artesãos e criadores se conectem ao público, estamos fortalecendo a cultura e impulsionando a economia”.
Muito a saborear na Vila
A curadoria culinária de Marcelo Annaká reúne uma diversidade que inclui comidas do interior, cozinha periférica e afro-mineira. Dentre os sabores que o público poderá degustar estão pratos típicos como galinhada, tropeiro, costelinha com arroz, torresmo de rolo, baião de dois, costela de porco, sanduíche de carne de porco desfiada, bolinho mineiro com linguiça triturada com queijo minas, carreteiro, porco no rolete, sanduíche de linguiça, vinhos mineiros, drinks diversos a base de cachaças de Minas.
Também será possível encontrar queijos premiados, como o Queijo Minerim de Araxá, eleito o melhor QMA - Queijo Minas Artesanal de 2025, Queijaria João de Barro, da região de Diamantina, um genuíno Mantiqueira de Minas do Sítio Braguinha, da cidade de Itamonte e o Queijo Fazenda Jacob, da microrregião da Canastra do município de São Roque de Minas. Entre os lanches rápidos e práticos, é possível degustar pães de queijo, sanduíches, espetinhos e bolinhos, além de sobremesas irresistíveis como o pé de moleque, doce de leite, goiabada e o sorvete frito com frutas.
Salão das Artes é outro atrativo para os visitantes
A Vila Mineiridade também vai contar com uma programação paralela: o Salão das Artes. Mais de 80 expositores ocuparão o pátio e as galerias do primeiro piso do CCBB BH - Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte, sob curadoria de Mary Arantes. De quinta a domingo, dias 11 a 14 e 19 a 21 de dezembro, de 11 às 20h.
Serviço:
Vila Mineiridade 2025
Quando: até 6/01, de 17 as 23h
Onde Praça da Liberdade, Praça José Mendes Júnior. Referência, Rua da Bahia 2115
Evento com entrada gratuita