Wagner Moura fez história na tarde desta terça-feira (2) ao ser o primeiro latino-americano a receber o prêmio na categoria "Melhor Ator" no "New York Film Critics Circle" (NYFCC) - organização de críticos de cinema mais antiga dos Estados Unidos -, pela atuação no filme "O Agente Secreto". Além disso, o longa brasileiro também saiu vitorioso, ganhando a categoria "Melhor Filme Internacional".
"O Agente Secreto", dirigido por Kleber Mendonça Filho, é a aposta brasileira para o Oscar. A premiação do filme e a vitória de Wagner Moura, protagonista da trama, podem aumentar as chances na disputa pela estatueta.
Fundado em 1935, o NYFCC é uma das organizações de críticos de cinema mais prestigiadas do mundo. Em comparação ao Oscar, a categoria de "Melhor Filme Internacional" foi estabelecida no NYFCC 20 anos antes. O prêmio é frequentemente associado às indicações para o Oscar.
Na última noite (1º), Wagner Moura esteve no GOTHAM Awards, também sediado em Nova York, para apresentar o vencedor da categoria "Melhor Direção Revelação". O ator concorria como melhor atuação e "O Agente Secreto" como melhor roteiro original, mas não levaram os prêmios.
Leia mais: