ENTREVISTA

‘Estamos conectados a 70% do PIB nacional em uma hora de voo', diz diretor-presidente do BH Airport

Localização é trunfo do aeroporto internacional para bater 11,3 milhões de passageiros em 2024

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
29/01/2024 às 06:00.
Atualizado em 29/01/2024 às 15:35
Daniel Miranda, diretor-presidente do BH Airport, em Confins (Divulgação)

Daniel Miranda, diretor-presidente do BH Airport, em Confins (Divulgação)

Principal “porta” dos turistas que chegam a Minas pelo ar, o BH Airport, em Confins, entra em 2024 com a expectativa de movimentar 11,3 milhões de passageiros, superando a marca de 2019 – quando ninguém imaginava os efeitos da covid sobre o setor aéreo e o mundo. O público é só um dos indicadores de uma rota desenhada em direção ao crescimento, e que inclui o aumento dos destinos – hoje são 58 nacionais e oito para o exterior – e dos serviços oferecidos pelo terminal. Pesará nesse desempenho o Carnaval em BH, previsto para ser o maior da história. Só entre 8 e 15 de fevereiro, 220 mil pessoas deverão circular pelo aeroporto internacional, alta de 9% em comparação com a folia de 2023. Diretor-presidente do BH Airport, Daniel Miranda falou ao Hoje em Dia sobre planos, desafios para a expansão e conquistas – entre elas, o título de primeiro aeroporto neutro em carbono do Brasil. Confira.

Qual foi movimentação de passageiros no BH Airport em 2023? Qual a expectativa para 2024?

Em retrospectiva, o ano de 2023 destacou-se como um marco significativo em nossa trajetória. Expandimos nossa oferta de destinos, chegando a um total de 58 nacionais e oito internacionais, 20% de crescimento quando comparado ao portfólio de destinos oferecidos em 2022.

O nosso maior incremento foi no internacional, quando trouxemos seis novas rotas para o exterior, e o BH Airport passou a operar, ao todo, oito destinos – um crescimento de 400% em relação ao ano anterior, incluindo Orlando, Fort Lauderdale, Curaçao, Chile, Bogotá e Buenos Aires. Superamos a marca dos 10 milhões de passageiros em 2023, pela primeira vez, após a pandemia.

Foi um balanço positivo de movimentação, reforçando nosso esforço contínuo de recuperação e expansão, obtendo um crescimento de 10% em relação a 2022. Nossa expectativa para 2024 é de uma movimentação de quase 11,3 milhões de passageiros, superando a marca de 2019, período pré-pandemia. Vamos seguir evoluindo, ampliando a conectividade de Minas e a oferta de voos, com o compromisso de proporcionar a melhor experiência aeroportuária aos nossos clientes.

Qual o perfil atual do passageiro?

O perfil do BH Airport em 2023 foi marcado pela relevância nos voos domésticos, responsáveis por 96% da movimentação total. Nesse cenário, 69% dos passageiros foram O&D (origem e destino – passageiros locais), enquanto 31% estavam em conexão para outros destinos. Nos voos internacionais, a predominância de passageiros locais foi ainda mais expressiva, atingindo 91%, com apenas 9% em conexão. Essa distribuição detalhada sublinha a importância do aeroporto como um ponto de partida e chegada para a maioria dos viajantes em voos domésticos, demonstrando a sua função essencial na conectividade interna do país. 

No âmbito internacional, a alta proporção de passageiros locais ressalta a atratividade direta dos destinos oferecidos, consolidando a posição do aeroporto como um hub internacional de preferência para os viajantes locais. Essa análise reforça não apenas a vitalidade do nosso terminal, mas também sua relevância estratégica tanto para voos domésticos quanto internacionais.

Já é possível constatar aumento no fluxo de turistas por causa do Carnaval deste ano?

O Carnaval de 2024 deve movimentar 220 mil passageiros entre os dias 8 e 15 de fevereiro no BH Airport, um crescimento de 9% em comparação com o Carnaval de 2023. Os dias de maior pico serão a sexta-feira de Carnaval, 9, quando 34 mil pessoas passarão pelo terminal mineiro, e a Quarta-Feira de Cinzas, 14, que receberá em torno de 32 mil passageiros. Para atender esse volume, as companhias aéreas estão reforçando os voos no BH Airport. Apenas nesse período, a Azul terá 47 voos extras, e a Gol 31 adições à malha no aeroporto. Os destinos mais procurados e que ganharão esse reforço são: Porto Seguro (BA), Maceió (AL), Salvador (BA) e João Pessoa (PB), seguidos por São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE).

A partir de junho estão previstos voos da Sky Airline para a rota Confins/Santiago, no Chile. São quantas rotas internacionais atualmente?

O primeiro voo da rota BH – Santiago com a companhia aérea chilena Sky Airline será no dia 15 de junho de 2024. Anunciamos essa novidade no início deste ano, oferecendo uma opção low cost (de baixo custo) para os passageiros, além da operação da Latam, que foi inaugurada em outubro do ano passado. Vale destacar que o BH Airport quadruplicou o número de destinos internacionais atendidos em 2023.

Quais novas rotas internacionais estão sendo estudadas? Haverá novidades em 2024?

O BH Airport segue empenhado em ampliar a conectividade de Minas Gerais com o Brasil e o mundo. Contamos com uma localização geográfica estratégica e privilegiada: um hub, no coração do Brasil, que nos conecta a 70% do PIB nacional em apenas uma hora de voo. Minas Gerais é o único estado do Brasil que faz fronteira com mais seis, além do Distrito Federal. Estamos focados no propósito de encurtar distâncias e conectar destinos, ampliando a oferta de voos no mercado nacional e internacional. Portanto, os passageiros podem contar com novidades nesse sentido, em 2024.

A primeira fase das obras do Terminal de Passageiros 1 foi finalizada. Haverá uma “segunda fase”?

As melhorias implementadas no BH Airport durante o ano de 2023, englobando a reforma, modernização e ampliação do Terminal de Passageiros 1, originalmente destinadas à preparação para a Copa do Mundo de 2014, foram realizadas mediante a obrigação de reembolso imediato pela Infraero. No entanto, o BH Airport não foi reembolsado com o valor aproximado de R$ 70 milhões, referentes às obras executadas pela concessionária. Diante dessa situação, foi necessário adiar o início da segunda fase do projeto, aguardando o pagamento pendente por parte da Infraero.

Reconhecemos que essa é uma questão de interesse público, centrada em proporcionar uma experiência aeroportuária ainda mais aprimorada para todos os passageiros, e estamos empenhados para solucionar esse impasse com o Poder Público, reforçando nosso compromisso em oferecer o mais alto padrão de excelência em serviços e comodidades.

Apesar dos desafios contratuais, a concessionária tem consistentemente cumprido todas as obrigações. Desde a celebração do Contrato de Concessão, o BH Airport tem mantido um serviço de excelência, recentemente reconhecido pela Anac como o aeroporto com o melhor índice de qualidade de serviços entre os aeroportos concedidos.

No ano passado, mais de 30 lojas foram inauguradas, tanto de varejo quanto de alimentação. Há previsão de novos empreendimentos em 2024?

No ano de 2023, celebramos a inauguração de 31 novas operações comerciais, consolidando o BH Airport como mais do que apenas um terminal aéreo, nos tornando um hub de conexões que oferece soluções diversificadas para convivência, compras, alimentação e prestação de serviços, com mais de 100 operações comerciais. O nosso terminal foi cuidadosamente projetado para ir além das expectativas tradicionais, buscando proporcionar a melhor experiência de viagem aos nossos passageiros.

Quantas pessoas trabalham atualmente no aeroporto?

Dentro da nossa comunidade aeroportuária, cerca de seis mil pessoas estão empenhadas em conectar Minas Gerais ao mundo. Esse número abrange colaboradores do BH Airport, das lojas, das empresas aéreas e das Esatas (Empresas de Serviços Auxiliares do Transporte Aéreo). A geração de novas oportunidades de emprego e renda, o desenvolvimento humano e profissional são compromissos fundamentais em nossa gestão, onde as pessoas e a comunidade estão consideradas em um pilar central.

Considerando o potencial turístico de Minas Gerais, há uma previsão de mais vagas de emprego nos próximos anos?

Contribuímos significativamente para estimular a expansão econômica, social e cultural, gerando renda e milhares de empregos diretos e indiretos, tanto para a região quanto para o nosso estado. Ao trazer novas operações domésticas e internacionais, promovemos o aumento do emprego e da geração de renda nos setores vinculados ao turismo, como hotéis, transportes, agências de viagens e restaurantes.

Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Agência Minas, divulgou que o estado recebeu 31 milhões de turistas no ano passado, movimentando cerca de R$ 34 bilhões na atividade turística. Além dos negócios aeroportuários, estamos finalizando os estudos do nosso plano de desenvolvimento imobiliário, visando o desenvolvimento econômico e social da região do Vetor Norte e do Estado de Minas Gerais. Este plano contempla a atração de investidores e parceiros para explorar os mais diversos usos de ocupação, como galpões industriais e logísticos, hotéis, áreas de varejo e hangares.

O BH Airport tem condição de acompanhar um eventual crescimento turístico do Estado? Se não, o que falta?

Sim, estamos totalmente preparados para esse crescimento. O BH Airport tem a capacidade de operar cerca de 32 milhões de passageiros por ano. Nossa intenção é que as pessoas conheçam cada vez mais as belezas históricas, naturais e o potencial gastronômico de Minas Gerais. Além do crescimento turístico, o Estado apresenta significativo potencial para negócios, sendo o 2º maior PIB do Brasil, conectado aos diversos setores da economia, e a segunda maior concentração de empresas no setor farmacêutico.

O BH Airport é o único aeroporto verde do país e recebeu recentemente o título de primeiro aeroporto neutro em carbono do Brasil. Que ações de sustentabilidade têm sido adotadas?

Investimos R$ 36 milhões na implantação do projeto 400Hz (energia elétrica) + PCA (ar-condicionado para aeronaves), evitando a emissão de 480 toneladas de carbono equivalente na atmosfera em 2023. O projeto consiste em acoplar, nas pontes de embarque, equipamentos para fornecimento de energia elétrica de fonte renovável e ar condicionado às aeronaves durante os serviços de solo, tornando as nossas operações mais sustentáveis.

Também adotamos procedimentos eficazes de gestão de carbono e desenvolvemos projetos sustentáveis, como a utilização de energia elétrica de fonte 100% renovável, garantida por meio da certificação REC (Renewable Energy Certificate). A iniciativa contribuiu para uma redução de 731 toneladas de carbono equivalente em 2022.

O nosso compromisso com a preservação do meio ambiente também é aliado à geração de emprego e renda para 27 famílias da região de Lagoa Santa. O Programa de Coleta Seletiva já alcançou a marca de 2,3 mil toneladas de resíduos coletados e doados à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Lagoa Santa (Ascamare), desde agosto de 2014.

Outra iniciativa focada em sustentabilidade foi adotada no Terminal de Cargas, onde o BH Airport passou a utilizar empilhadeiras elétricas, em substituição aos equipamentos convencionais movidos a GLP e diesel. No total, a redução das emissões de carbono com essa ação já acumulou mais de 4 mil toneladas, o que representa 57% das emissões que o BH Airport registrava no ano base, em 2017.

Nota da edição: A título de esclarecimento, o BH Airport foi reconhecido por três anos consecutivos pelo programa Green Airport e é o primeiro e único aeroporto neutro em carbono pelo programa ACA (Airport Carbon Accreditation).

No ano passado, o Ministério dos Portos e Aeroportos informou restrições para os voos entre os aeroportos de Confins e Santos Dumont, a partir de 2024. Como ficou essa situação? Se a medida for adotada, qual será o impacto?

Em novembro de 2023, o governo anunciou a revogação da resolução do Conselho Nacional de Aviação Civil – Conac, que limitava a operação do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, para voos com chegadas e partidas em um raio de até 400 quilômetros. Com essa decisão, o governo demonstrou que está atento as práticas internacionais da aviação civil e preservando o direito de escolha dos passageiros.

Em 2024, os passageiros contam com dois voos a mais para o Rio de Janeiro, partindo do BH Airport, totalizando 14 partidas diárias, sendo cinco para o Aeroporto Santos Dumont (SDU), pela Azul, e nove para o RIO Galeão (GIG), com quatro voos pela Azul, três pela Gol e dois pela Latam. Em 2023, as três companhias operaram, juntas, 12 partidas diárias para o Aeroporto Santos Dumont.

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