André Faria mira novas conquistas no Cruzeiro Basquete (Arquivo Pessoal)
É inegável que a marca Cruzeiro é uma das mais valiosas do mundo do esporte. Com títulos nacionais e internacionais no futebol e no vôlei, o clube vem buscando o mesmo sucesso no basquete, e os resultados já começaram a aparecer. A equipe é a atual campeã brasileira da modalidade e recentemente venceu o torneio Sul-Americano.
O ex-jogador e atual coordenador técnico André Faria é um dos responsáveis pela prosperidade da equipe. Com bastante experiência no esporte, André foi atleta do Minas Tênis Clube por 11 anos, sendo convocado para a seleção mineira e pela seleção brasileira de base.
Como profissional, passou pelo Botafogo e pelo Uberlândia para depois tentar a carreira na NCAA, o basquete universitário americano, onde atuou por quatro anos.
Em 2008, André voltou ao Brasil e participou de vários projetos no basquete de Belo Horizonte, onde nasceu. No Olympico, no Ginástico e no Mackenzie, ele colaborou em várias funções como jogador, técnico e até árbitro.
No início de 2023 foi convidado a coordenar tecnicamente a equipe profissional do Cruzeiro. No clube, já possui dois títulos no currículo e, atualmente, a equipe lidera a Conferência Josuel da entidade, com grandes chances de chegar ao bicampeonato.
Pai de Samuel e Tomaz, atletas de basquete, André Faria, de 42 anos, bateu um papo com o Hoje em Dia e falou sobre as expectativas para a temporada e o futuro da equipe celeste com a bola laranja.
Como surgiu a ideia do Cruzeiro ter um time de basquete profissional?
O Cruzeiro Basquete surge a partir da criação de uma associação onde os seus fundadores são ex-jogadores de basquete e amantes da modalidade, sendo que tinham como intuito realizar a fomentação do esporte como mecanismo de desenvolvimento social e educação para toda a sociedade, além de retribuir o que o esporte já proporcionou para os mesmos.
O projeto foi ganhando força e visibilidade e para sequenciamento do projeto surgiu a oportunidade de aliar a expertise na modalidade com um dos maiores clubes do mundo que é o Cruzeiro e que inclusive já possuía em sua história um time de basquete vencedor na década de 30. A Associação e o Cruzeiro Esporte Clube firmaram uma parceria para a exploração da marca do clube com a gestão das atividades profissionais de basquete realizadas pela Associação.
Por que foi adotada a cidade de Itatiaiuçu como sede da equipe?
Com a parceria firmada entre Associação e Cruzeiro, passou-se a procurar apoiadores para o desenvolvimento, sendo que a atual gestão do município de Itatiaiuçu se demonstrou interessada e empenhada em ter o esporte como também um mecanismo de inclusão social e fomento a educação, surgindo esta parceria de sucesso, sendo que hoje o município tem sido reconhecido nacionalmente como um dos pólos da prática desportiva.
O time já conquistou o campeonato brasileiro no seu primeiro ano. Quais as metas daqui pra frente?
Durante esse ano participamos da Copa Sul-Americana e fomos campeões, fato que trouxe uma visibilidade internacional para nosso projeto já no segundo ano. Ainda neste primeiro semestre, estamos em busca do nosso bicampeonato brasileiro, na última semana se iniciaram os primeiros jogos do returno. A longo prazo é conseguirmos fortalecer mais o projeto do Cruzeiro Basquete, elevar cada vez mais o nome do clube, buscando sempre títulos em qualquer competição que for participar.
Existe a possibilidade da equipe disputar a NBB na próxima temporada?
Obviamente essa é uma pergunta que constantemente tem sido feita por muitas pessoas amantes do Cruzeiro e do basquete, sendo que atualmente estamos realmente focados na busca de um inédito bicampeonato brasileiro. Se porventura surgir a oportunidade da participação na NBB, a diretoria estará avaliando a viabilidade e benefícios de sua participação, sempre pensando na grandeza da instituição e na busca por títulos.
Qual o apoio da instituição Cruzeiro no projeto?Existe algum apoio da SAF?
A relação com a SAF é institucional e de parceria no intuito de sempre elevar o nome e a marca do Cruzeiro em qualquer modalidade esportiva. Recentemente tivemos a possibilidade de estarmos próximos da gestão da SAF, tendo a equipe inclusive tido a oportunidade de realizar uma volta olímpica no Mineirão em comemoração do título do torneio Sul-Americano.
Hoje em dia, as modalidades esportivas que utilizam o nome e a marca do Cruzeiro são geridas de maneira independente com profissionais especializados em cada modalidade. Assim como ocorre com o basquete, o Cruzeiro Esporte Clube faz a mesma coisa com vôlei, futsal e demais categorias esportivas.
Já foi pensada uma mudança da sede de Itatiaiuçu para Belo Horizonte?
O tamanho e a grandeza do Cruzeiro Esporte Clube não se resumem tão somente a Belo Horizonte, mas também em todo o mundo. No atual momento possuímos uma parceria vitoriosa e frutífera com o município de Itatiaiuçu. Qualquer mudança demanda uma avaliação criteriosa visando sempre a expansão da marca, do esporte e também de todos seus adeptos e apoiadores.
Leia mais