Após depoimento inicial, Fernanda é questionada pelo promotor do caso, Henry Vasconcelos

Álvaro Castro e Ana Clara Otoni - Do Portal HD
22/11/2012 às 15:57.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:31

Dando prosseguimento ao depoimento iniciado na tarde desta quinta-feira (22) no Fórum de Contagem, Fernanda Soares Gomes passou a ser inquerida pelo promotor Henry Vasconcelos sobre os fatos ocorridos no dia do desparacimento e possível morte de Eliza Samudio, no sítio do golerio Bruno. acompanhe o depoimento passo a passo.

Henry Vasconcelos: A senhora já esclareceu à juíza que a senhora, o menino Bruno e a Eliza Samudio no dia 5 de junho que dormiu no quarto do goleiro Bruno no recreio dos bandeirantes, correto?

Fernanda Gomes: Sim.

Henry Vasconcelos: Onde o Macarrão dormiu?

Fernanda Gomes Eu não sei se ele dormiu no quarto do Jorge ou em um outro quarto lá.

Henry Vasconcelos: O Macarrão usou o seu carro em algum momento naquela noite?

Fernanda Gomes: Eu acho que sim. O meu carro estava lá fora, eu acho que ele usou o meu carro quando saiu para comprar fralda.

Henry Vasconcelos: Por quanto tempo ele ficou fora?

Fernanda Gomes Por volta de 20 minutos

Henry Vasconcelos: A senhora sabe quem é Marcos Antonio Gomes de Castro?

Fernanda Gomes: Sim, meu irmão.

Henry Vasconcelos: A senhora usava um telefone nextel número (indicou o número do aparelho)?

Fernanda Gomes: Sim. Esse rádio, incluisve, é usado pelo meu filho atualmente.

Henry Vasconcelos:A senhora lembra qual era a máscara do seu rádio? (tipo o ID)

Fernanda Gomes: Ela afirmou que sim e forneceu o número

Henry Vasconcelos: A senhora sabe que horas que o Macarrão voltou para casa?

Não, mas acho que foi por volta das 23 horas. Olha, doutor, ele pediu o meu carro emprestado, mas eu não tenho certeza se ele usou o meu carro mesmo. O meu carro estava lá fora, mas eu não sei se ele de fato usou.

A senhora disse que Macarrão teria telefonado para a senhora muito angustiado, nervoso. A senhora falou que a ligação dele foi por volta de?

Fernanda Gomes: 21 horas.

Após a resposta, o promotor mostra uma lista com a relações de telefonemas de Fernanda, contida em um dos volumes do processo. Fernanda contou que Macarrão havia ligado para ela, mas a ligação não consta dos registros apresentados pelo promotor. Ao invés disso, indica que ela teria usado o rádio para contactar Jorge por duas vezes. As ligações indicadas por ela não foram feitas e o promotor pediu explicações.

De acordo com Fernanda, os contatos com Jorge e Macarrão eram constantes e eles chegaram a participar em conjunto de retiros religiosos. O promotor a questiona o fato de não haver ligações para o telefone dela entre as 20h01 e 22h07.

"Eu não sei se o Macarrão me ligou do rádio dele ou do Jorge. Mas eu posso garantir para a senhora (dirigindo-se à juíza) que eu estava em casa quando recebi a ligação do Macarrão". "O porquê de não estar registrando aí eu não sei".


Henry Vasconcelos: Entre o momento em que a senhora acordou até a reunião com o Bruno, Macarrão saiu de casa?

Fernanda Gomes: Lembro que ele saiu antes do almoço para comprar fraldas, demorou uns 40 minutos.

Henry Vasconcelos: Por que é que estando na casa, o Macarrão precisou ligar tanto para o Jorge quanto para ela?

Fernanda Gomes: Não sabe explicar, provavelmente porque foi no horário que ele saiu.

Henry Vasconcelos: A senhora teve contato com o Jorge?

Fernanda Gomes: Sim, foi quando eu disse "Eh, Jorge, fez besteira, hein?"

Henry Vasconcelos: A senhora chegou perto do Jorge?

Fernanda Gomes: Não.

Henry Vasconcelos: A senhora viu se ele estava ferido?

Fernanda Gomes: Não.

O promotor pergunta se a Fernanda teria visto alguma marca nos braços de jorge de rasgado de unhas. Ela disse que não. Após responder, ela deixa a sala para ir ao banheiro e retorna após um breve espaço de tempo.

Juíza Marixia: A senhora lembra qual a distância entre a senhora e o Jorge?

Fernanda Gomes:Cerca de três metros.

O promotor mostra uma foto que consta nos autos e pergunta se ela reconhece Jorge e Sérgio. Ela diz que sim. Jorge seria um homem que está de braços abertos.

Henry Vasconcelos:: A senhora lembra em qual momento essa foto foi tirada?

Fernanda Gomes: Sim, lembro. Foi em uma viagem em que a gente fez um passeio de lancha a uma ilha com o pessoal do time 100% em uma ocasição em que eles estavam no Rio.

Henry Vasconcelos: A senhora consegue ver nessa foto alguma lesão nos braços de Jorge?

Fernanda Gomes: Não.

Henry Vasconcelos: O posto Graal onde vocês pararam fica antes ou depois do local onde o polcial pegou a carona?

Fernanda Gomes: Antes. O policial teria desembarcado em Juiz de Fora. A Land Rover não parou na entrada de Juiz de Fora, junto com a BMW.

Henry Vasconcelos: A senhora foi entrevistada pela Ana Maria Braga?

sim.

Henry Vasconcelos: A senhora conversou sobre a parada em um hotel na estrada nesse dia?

Fernanda Gomes: Sim, no estúdio , quando eu estava com a Ana Maria Braga, ela me perguntou se eu fui junto com o Bruno, com o Macarrão, com a Eliza para o motel. Eu disse que não, que lá eu fui só com o Bruno. Daí lá fora eles me perguntaram se eu sabia que o Macarrão se encontrava, se ficava sempre lá nesse motel. Eu disse que sim. A pergunta aí foi diferente, mas eles disseram na mídia que eu cai em contradição. Mas era uma pergunta diferente. Eu não lembro se eu citei o nome do Jorge.

Henry Vasconcelos: Porque Eliza não tinha condições naquele momento a ponto de ter que deixar o filho dela aos cuidados de uma mulher desconhecida para ela e até mesmo sendo uma possivel rival amorosa ?

Fernanda Gomes: Olha, se eu sou rival amorosa dela eu não sei porque até onde sei ela não tinha mais nada com o Bruno. pelo menos era isso que me era repassado pelo Bruno. Como eu disse anteriormente, eles me disseram que ela estava com dor de cabeça.

Henry Vasconcelos: Eliza estava com algum machucado? Algum inchaço?

Fernanda Gomes: Não que eu tenha visto. 

(ernanda disse que não se recorda se Eliza teria ou não sangrado após ser agredida por Jorge no carro. Jorge disse  à Polícia Civil que a Fernanda tinha encobrido o rosto quando chegou na casa do Bruno. Fernanda diz que não, não cobriu o rosto em nenhum momento.

Henry Vasconcelos: A senhora prestou depoimento para a polícia?

Fernanda Gomes: Sim.

Henry Vasconcelos: Para quem?

Fernanda Gomes: Para o doutor Edson Moreira, eu tenho certeza. Agora eu não sei se para a doutora Alessandra ou Ana Maria ou para ambas. Eu não lembro.

Henry Vasconcelos: A senhora estava aconmpanhada por advogadas?

Fernanda Gomes: Advogadas não, eu estava acompanhada por um advogado.

Henry Vasconcelos: Quem?

Fernanda Gomes: Pelo doutor (Ércio) Quaresma

Henry Vasconcelos: Doutora Clarineira estava lá?

Fernanda Gomes: Não me recordo.

Henry Vasconcelos: A doutora Cinthia, da OAB, estava la?

Fernanda Gomes: sim.

Henry Vasconcelos: Alguém te pediu para mentir?

Neste momento, os dois advogados pediram pela Ordem. Fernanda diz que não vai responder. Em seguida ela disse que mentiu primeiramente, mas que depois quando estava assessora por outra defensora e em juízo ela disse a verdade. Falou que estava mais preparada para responder. "Estava com medo porque meu nome estava aparecendo na mídia, tenho dois filhos estava participando do movimento de jovens da minha igreja. Estava desesperada", disse Fernanda. Macarrão disse que precisava de ajuda dela porque a mãe dele estava no hospital. Ela disse que isso não era verdade. Além disso um possível assalto que a mãe da criança teria sofrido também não seria verdade. Ela foi presa na casa da mãe do Luiz Henrique no dia 5 de agosto, em Ribeirão das Neves.

Henry Vasconcelos: Por que a senhora estava na casa da mãe do Macarrão?

Fernanda Gomes:Eu estava na casa da mãe do Bruno, mas quando foi decretada a minha prisão eu não lembro se fui eu quem ligou ou a doutora Claudineia,

Henry Vasconcelos: Quem te envolveu nisso?

Fernanda Gomes: Quem me envolveu eu não sei responder. Foi o Macarrão que me ligou, mas se o Bruno sabia disso eu não sei.

Henry Vasconcelos: Quando o doutor Ércio Quaresma era seu advogado ele era dvogado de algum outro reu?

Fernanda Gomes: Na verdade ele não era meu advogado, ele me acompanhou na delegacia, eu estava no rio e quando vim prestar esclarecimentos em Minas e ele me acompanhou lá. Até porque eu não assinei nenhuma procuração ou algo assim.

Henry Vasconcelos: Ele era advogado do Bruno?

Fernanda Gomes: Sim.

Henry Vasconcelos: Ele era advogado do Bola?

Fernanda Gomes: Naquela época eu não sei se era, mas hoje eu sei que sim.

Henry Vasconcelos: Há no processo que o Quaresma era amigo de Bola há mais de 20 anos. A senhora sabe quem indicou o Ércio Quaresma para o Bruno ou para a senhora?

Fernanda Gomes: Não lembro quem me passou o contato dele. Para o Bruno, eu tenho quase certeza que quem iundicou foi o Luiz Henrique.

Ela não sabe como o advogado Ércio Quaresma foi indicado para o Luiz Henrique

Henry Vasconcelos: A senhora se relaciona com o Bruno há quanto tempo quando a senhora conheceu a Eliza?

Fernanda Gomes:Eu conheci o Bruno em março, a gente se conheceu atraveés de um amigo dele de nome Fábio. Ele costumava visitar a minha casa e um dia ele foi lá com o Bruno e me apresentou. Daí eu acho que fiquei com o Bruno uns dois ou tres meses.

Henry Vasconcelos: A senhora teve conhecimento do imbroglio do Bruno com a Eliza quando conheceu o Bruno?

Fernanda Gomes: Não, eu não sabia não. Nem das coisas que já tinha aparecido na mídia. Uma vez o Bruno me disse que o sonho dele era ser pai de um menino. Mas daí o Fábio me disse " eu não sei poque o bruno diz qeue era o sonho dele se ele ja é pai de um menino" Daí o Fábio me contou que a menina falava que o filho era do Bruno e o Bruno dizia que não. Daí é que eu soube do impasse.

Henry Vasconcelos: A senhora se envolveu com um homem pretendido, buscado, desejado, cobiçado, famoso. A senhora não ficou sabendo de nada pela mídia?

Fernanda Gomes: Pela mídia eu não tive conhecimento desse acontecimento com a Eliza. Semanas antes eu vi uma declaração dele envolvendo um outro jogador que tinha brigado com a esposa. Fora isso não.

Henry Vasconcelos: É sobre aquela declaração "quem de vocês nunca deu uns tapa na mulher" ?

Fernanda Gomes: Sim, sobre essa.

Fernanda Gomes: O promotor encerrou as perguntas e os jurados foram liberados para usarem o banheiro.

Atualizado às 16h54

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por