Aécio começa o debate da Globo perguntando a Dilma sobre denúncia da Veja

24/10/2014 às 22:52.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:45
 (Reprodução/Rede Globo)

(Reprodução/Rede Globo)

O debate promovido pela "TV Globo" na noite desta sexta-feira (24), o senador Aécio Neves (PSDB) começou o programa indagando a presidente Dilma Rousseff (PT) sobre a denúncia da reportagem da revista "Veja" sobre o conhecimento dela e do ex-presidente Lula sobre os desvios de vebas e corrupção na Petrobras. Confira os principais pontos do primeiro bloco:

Aécio pergunta: Campanha foi a mais sórdida da história. A revista Veja fez denúncia hoje, a senhora sabia da corrupção na Petrobras?

Aécio: É fato que o senhor tem feito uma campanha agressiva a mim. Essa revista faz sistemática campanha contra mim. A revista não apresenta nenhuma prova do que diz. Essa revista tem o hábito de tentar dar um golpe eleitoral, fez em todas as eleições. O povo sabe que a informação está sendo manipulada, pois não há nenhuma prova. Irei à justiça.

Aécio: A delação premiada só traz benefício ao réu se ele comprovar as acusações, temos que aguardar as apurações.

Dilma: Fico estarrecida com o senhor. Na minha vida pública jamais persegui jornalista, jamais reprimi a imprensa, pois vivi os tempos escuros deste país.

 

Dilma pergunta: O Brasil se destaca por ter criado milhões de empregos. O senhor concorda com o que fala Armínio quando diz que o salário mínimo está alto demais?

Aécio: Tenho orgulho enorme do meu ministro da Fazenda, a senhora parece que não tem pelo seu. A situação do Brasil é extremamente grave e é preciso que seu governo reconheça isso. O governo de Dilma fracassou na economia. A senhora será a primeira presidente que deixará a inflação maior que recebeu.

Dilma: quem deixou inflação maior que recebeu foi o governo tucano. Aumentamos o salário mínimo 71%. Quem não gastou o mínimo constitucional em saúde foi o senhor como governador. Tenho certeza que farei um governo melhor no segundo mandato.

Aécio: Vamos aguardar o eleitor decidir se a senhora terá segundo mandato. Pergunto ao telespectador em qual governo confia mais? A história a gente não reescreve.

 

Aécio pergunta: Falta tudo em infraestrutura. Vocês financiaram porto em Cuba. O financiamento foi secreto?

Dilma: Meu governo não tem nada a esconder, mas o seu tem, sobretudo em publicidade. Acredito que é necessário olhar com cautela essa questão. Financiamos uma empresa brasileira que gerou emprego no Brasil. Geramos 486 mil empregos. Também o governo FHC fez investimentos na Venezuela e em Cuba. Vocês deixaram o país com 11 milhões de desempregados, só perdia pra Índia.

Aécio: Revelo ao Brasil a razão do empréstimo ser secreto. Recebi um documento e encaminho ao ministério público que diz que o financiamento para Cuba foi de 25 anos. O governo aceitou garantias em pesos cubanos.

Dilma: Sempre que se financia uma empresa as cláusulas dizem respeito a essa empresa. Quem da garantia para o BNDES é a empresa brasileira. O governo FHC fez o mesmo empréstimo, mas beneficiamos empregos brasileiros.

 

Dilma pergunta: O Minha Casa Minha Vida. O senhor vai manter o programa?

Aécio: Mais uma vez quero denuncia r o terrorismo que seu governo está fazendo. Quero tranquilizar a todos os brasileiros, porque não vamos apenas manter o programa, vamos aprimorá-lo, alcançando fatias da população que seu governo não contemplou. Ninguém pode querer se apropriar de programas como se fossem apenas seus. Vamos subsidiar sim programas como esse. Fiquem tranquilos brasileiros.

Dilma: O senhor não conhece o programa. O foco desse programa é quem ganha até R$1600, mas abrange também quem ganha até R$ 5 mil. O senhor diz que é contra os bancos públicos e dizem que vão manter o programa. Eu não acredito nisso.

Aécio: Me honra a comparação com FHC, mas me chamo Aécio Neves. Os bancos públicos serão fortalecidos e não aparelhados. Um terço da diretoria do Banco do Brasil é de poetistas.

 

Aécio pergunta: A inflação aumentou. O que o seu governo fará para controlar a inflação?

Dilma: É meu compromisso o controle da inflação. Nos últimos dez anos mantivemos a inflação dentro do limite da meta. Quem não mantinha na meta era o governo FHC e você era parte do governo. Em 2001 era de 7,7%, vocês aumentaram imposto e deixaram uma dívida pública muito maior do que receberam. Não há comparação entre o que fizemos e o que vocês fizeram

Aécio: Muito confusa sua explicação. A senhora diz que o PT controlou a inflação e não nós? Vamos falar de futuro. Seu governo deve à Caixa Econômica ao Banco Real.

Dilma: Quero reiterar que vocês quebraram os bancos públicos do Brasil. Vocês minguaram a Caixa, eram contra políticas social com subsídios e agora vem com essa conversa, eu não acredito. A prática de vocês é que vocês jogaram a crise nas costas do povo brasileiro.

 


Dilma pergunta: Em 8 anos fizeram só 11 escolas técnicas. Vai continuar com sua política?

Aécio: o PRONATEC é uma inspiração em programas de São Paulo, as ETECs. Agora, falta fiscalização. As denúncias no PRONATEC são graves. Seu governo é o das estatísticas desde que sejam favoráveis. Vamos aumentar a carga horária dos cursos. Quero que o aluno complete seu ciclo de estudo no ensino médio.

Dilma: Vocês em 8 anos fizeram 11 escolas técnicas, Nós 422, só 1600% maior do que vocês fizeram. O PRONATEC é gratuito e comporta tanto ensino técnico de nível médio quanto qualificação profissional. O programa de vocês são pilotos e fragmentados.

Aécio: O que o governo fez para que a qualidade da educação avançasse? Nada. Quero ser lembrado como o presidente que revolucionou a educação no Brasil. Em Minas, em 89 anos, fizemos a melhor educação do Brasil.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por