Aécio e Dilma respondem a perguntas de eleitores indecisos no 2º bloco do debate

Fernando Dutra - Hoje em Dia
24/10/2014 às 23:28.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:45
 (Reprodução/Rede Globo)

(Reprodução/Rede Globo)

No segundo bloco do debate promovido pela "TV Globo" na noite desta sexta-feira (24), o senador Aécio Neves (PSDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT) responderam perguntas feitas por eleitores que ainda estão em dúvida. Confira as perguntas:

Luis Alexandre/SP: Qual será a sua política para quem mora de aluguel?

Dilma: O Minha Casa Minha Vida contempla quem quer comprar imóvel e ganha até R$ 5 mil, com vários níveis de subsídio. Assim, vamos fazer mais 3 milhões de casas e reajustar as faixas de renda, porque de 4 em 4 anos a gente faz o reajuste e tenho certeza que você poderá ser um dos contemplados, desde que seja sorteado, que garante a democracia no processo.

Aécio: Esse drama é de milhões de brasileiros. Ao contrário do que diz a propaganda não foram entregues 3 milhões de moradias. Vamos ampliar os programas habitacionais. Nós teremos preocupação permanente nessa questão.

Dilma: A cada dia aumenta o número de casa entregues. Foi o único programa desse porte feito no Brasil. Nunca no Brasil aconteceu isso. Temos condição de fazer é porque nós fizemos o programa.

 


Renata Souza/Belém: O que pretende fazer para que o Brasil valorize e respeite a educação?

Aécio: Realmente se não enfrentarmos com coragem a baixíssima qualidade da educação não vamos a lugar nenhum. Em Minas, que fui governador, fizemos que tivesse a melhor educação do Brasil. Vamos começar pelas creches, que ficarão abertas até as 20h. Vamos flexibilizar os currículos do ensino médio. Apoiar a qualificação dos professores.

Dilma: Tenho grande compromisso com creche e pré-escola, acho que são o futuro do pá[is. Vamos fazer 6 mil creches. Vou universalizar o acesso à escola. Aprovamos uma lei que dá 75% dos royalties do pré-sal pra educação, para pagar o professor.

Aécio: Se as 6 mil creches prometidas tivessem sido construídas, estaríamos tranquilos. Vamos cumprir os compromissos que assumirmos. A candidata não apresentou projeto de governo para cobrarmos, o nosso está aí.

 


Adriana Pereira/Vespasiano: A lei contra corruptos é branda. Como pretende acabar com a corrupção e punir os responsáveis?

Dilma: A lei é branda. Você investiga e identifica mas não consegue punir. Propus transformar em crime eleitoral o caixa 2; Funcionário público que enriquecer pode perder o bem e ser criminalizado. O direito do poder público tirar os bens de quem enriquecer sem comprovar. Criar instancia especial para julgar mais rápido os crimes de colarinho branco. São um conjunto de medidas para que haja punição aos corruptos e aos corruptores.

Aécio: Reconheço que você expressa o sentimento de milhões de brasileiros. Quando não punição a indignação é maior. Vejo um conjunto de propostas, muitas estão em tramitação no congresso há anos e esse governo não fez. Existe uma medida acima das outras, tirar o PT do governo.

Dilma: Quem fala é o representante do partido que sempre engavetou investigações. Isso levou o Brasil a ter um conjunto de julgamentos que ninguém nunca viu. Eu nunca compactuei com corrupção.

 


Carla de Fátima/Curitiba: Sobre atenção aos aposentados.

Aécio: O Brasil não tem serviços e proteção necessária aso idosos. Nosso programa de governo vamos cuidar inclusive de casos para que as pessoas possam se aposentar. Vamos rever o fator previdenciário. Construímos ao longo dos anos políticas que visem garantir remuneração melhor.

Dilma: Quem criou o fator previdenciário? O governo do PSDB. Quem vai pagar a aposentadoria é o pessoal da ativa. ´´E importante abrir a discussão com as centrais sindicais, com o temos feito.

Aécio: Foi criado num momento de aguda crise da previdência. Depois a queda do fator foi impedida pelo Lula. Vamos construir uma rede de proteção aos idosos. Temos que estimular os profissionais que cuidam dos idosos. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por