Aécio e Dilma trocam acusações sobre projetos diante de eleitores

Fernando Dutra - Hoje em Dia
24/10/2014 às 23:54.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:45
 (WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO)

(WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO)

Os candidatos à presidência da República Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PMDB) voltaram a se confrontar no 3º bloco do debate promovido pela Rede Globo. Confira as perguntas:

Aécio pergunta: Os repasses do Fundo Nacional de Assistência estão atrasados. O que vem acontecendo?

Dilma: O senhor está mal informado,. Meu governo tem feito imenso esforço para levar atendimento às pessoas com deficiência. Na assistência social, através do CRAS, criar uma política de assistência e o centro é o Bolsa Família. Não tenho dúvida em afirmar que meu governo não atrasa programas sociais. Enquanto vocês gastaram 4,2 bilhões, gastamos o mesmo valor em apenas dois meses de Bolsa Família.

Aécio: Estão sim atrasados os repasses. Me dirijo aos prefeitos que no nosso governo isso não vão acontecer. As pessoas com deficiência terão prioridade. No nosso governo as Apaes serão fortalecidas.

Dilma: Seu governo, tenho certeza, jamais repassaram para as Apaes o que nós repassamos. Fizemos o maior programa com as Apaes. Oferecemos para pessoas com deficiência toda assistência e atenção.

 


Dilma pergunta: Como o senhor enxerga a questão da água em São Paulo. Houve falta de planejamento?

Aécio: Claro que houve, e foi do seu governo. Tivemos a maior crise hídrica dos últimos 8- anos. O governo de São Paulo fez o que estava em suas mãos. O governador Alckmin foi reeleito. Infelizmente não tivemos a parceria da ANA. Esse aparelhamento da máquina pública é a face mais perversa do seu governo e do anterior.

Dilma: O fato é que a água é responsabilidade do estado. Nós somos parceiros, demos o dinheiro e estamos financiando o projeto que existe. Não planejar no estado mais rico é uma vergonha. Os estados do Nordeste enfrentam a mesma seca e não passam pelo que são Paulo Passa. É o Meu Banho Minha Vida.

Aécio: Cade a transposição do São Francisco. Até hoje não está pronto. A Transnordestina? Falta de planejamento. Seu governo é o da ausência de planejamento.

 


Aécio pergunta: Precisamos da reforma política. Quem está governando o Brasil?

Dilma: Eu governo. A reforma política não é a reeleição. A questão mais séria é o fuim do financiamento empresarial das campanhas. Isso é que é uma vergonha. Sou a a favor da paridade homens e mulheres. Sou a favor do fim da eleição proporcional. A única coisa que o senhor fala é a reeleição quando foram vocês que criaram a reeleição. Existe uma denuncia de corrupção pela compra de votos coma a reeleição.

Aécio: Ano passado seu partido recebeu R$80 milhões de doações empresariais. Sua campanha é milionária, a senhora não tem moral pra falar sobre isso. Sempre defendi o limite de financiamento, o voto distrital misto. Nossas propostas estão claras.

Dilma: Fim do financiamento empresarial é diferente do financiamento privado. Pode de pessoas físicas mas não de empresas. Fico surpresa com suas posições. SE não for investigado e punido o crime de corrupção vai se reproduzir.

 


Dilma: quais medidas na área da agricultura?

Aécio: Cada governo em seu tempo fez o que considerava essencial. Meu compromisso como agronegócio eu trago desde minha formação em Minas Gerais. A senhora permitiu que o etanol fosse destruído. O desemprego chega para as regiões mais pobres. Criaremos o super ministério da Agricultura.

Dilma: Vocês deixaram a agricultura a pão e água. As credenciais de vocês são parcos recursos, financiamentos a juros elevados, não tinham política de assistência técnica e não davam importância para a agricultura familiar. Não apresentou nada de concreto.

Aécio: O PRONAF foi criado no nosso governo. O Brasil é extremamente produtivo da porteira pra dentro, da porteira para fora falta tudo. Quem produz no Brasil não tem competitividade.

 


Aécio pergunta: O José Dirceu foi punido adequadamente?

Dilma: Se o senhor me responder porque o mensalão tucano não foi julgado, s e o senhor disser porque o Eduardo Azeredo renunciou ao mandato, o senhor estaria tendo uma posição correta. Houve o julgamento do mensalão ligado ao meu partido. Eles foram condenados e estão presos. O do seu partido não julgou e não condenou. Posso enumerar os processos do seu partido que estão todos soltos.

Aécio: A senhora nega a resposta e traz afirmações perigosas. A senhora é dona da mesa e da gaveta, se existe denúncia de irregularidade a senhora tinha que toar alguma medida.

Dilma: Processos arquivados e encerrados por vocês, que deixaram passar o tempo do julgamento, só o ministério público pode voltar com os processos. E vocês arquivaram todos. A estrategia do engavetador durante seu governo deu certo.

 


Dilma pergunta: Somos a favor do Enem, criamos o Prouni e o Fies. Porque vocês foram contra esses programas?

Aécio: Eu fico sempre com os enormes elogios que a senhora me fez. Sempre valorizamos a educação. O Prouni foi inspirado em programas do governo de São Paulo.

Dilma: A sua máquina de propaganda é eficiente. Acreditei no choque de gestão até descobrir que Minas era o segundo estado mais endividado, até descobrir que você não investiu o mínimo na saúde. Vocês entra na justiça para transformar o Prouni em inconstitucional.

Aécio: A senhora ofende Minas Gerais. Nossas contas foram aprovadas. Quem não gasta em saúde é o seu governo. Minas é um estado que só cresce, tem a melhor educação e a melhor saúde.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por