PMDB pode levar oito governos, segundo pesquisas

Aline Louise - Hoje em Dia
04/10/2014 às 08:22.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:27
 (Fábio Rodrigues Pozzebom)

(Fábio Rodrigues Pozzebom)

O PMDB é o partido com melhores chances de conquistar o maior número de governos estaduais, segundo levantamento realizado pelo Hoje em Dia com base nas últimas pesquisas eleitorais divulgadas por diferentes institutos. De acordo com os dados, candidatos do PMDB a governadores lideram em 8 estados: Rio de Janeiro; Amazonas, Tocantins, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Espírito Santo. Em três deles (TO, AL e ES) há possibilidade da disputa ser encerrada já no primeiro turno. Como em Tocantins, onde Marcelo Miranda (PMDB) aparece com 50% das intenções de voto, contra 34% de Sandoval Cardoso (SD), segundo colocado, conforme pesquisa Ibope do dia 29 de setembro.

Nessa projeção, o PMDB ampliaria sua gestão de 4 para 8 estados da federação. Atualmente os peemedebistas governam o Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rio de Janeiro.

O segundo partido que deve conquistar mais estados é o PSDB, liderando as pesquisas em 6 deles, distribuídos em todas as regiões do país. Os tucanos lideram no maior colégio eleitoral, São Paulo, onde a eleição pode ser definida em primeiro turno. Lá, Geraldo Alckmin (PSDB) aparece com 50% das intenções de voto, 28% acima do segundo colocado, Paulo Skaf (PMDB), que tem 22%, segundo Ibope do dia 02 deste mês. O PSDB tem grandes chances de vencer também no Paraná, Rondônia, Paraíba, Goiás e Pará.

Se as pesquisas se confirmarem nas urnas, o PSDB perderá, em números, a gestão de um Estado, já que hoje governa 7: Alagoas, Goiás, Pará, Paraná, São Paulo, Tocantins e Minas Gerais, onde o staff é tucano, mas quem governa agora é Alberto Pinto Coelho (PP), já que Antônio Anastasia renunciou para concorrer ao Senado.

Em terceiro lugar nas disputas estaduais está o PT, que lidera as pesquisas em 5 estados brasileiros, também distribuídos em todas as regiões do país: Rio Grande do Sul, Piauí, Acre, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Nesse último, a disputa pode ser encerrada em primeiro turno. Fernando Pimentel (PT) tem chances reais de chegar ao Palácio Tiradentes, com 45% das intenções de voto, de acordo com Datafolha do último dia 2, encerrando um ciclo de 12 anos dos tucanos na gestão do Estado. Pimenta da Veiga (PSDB) aparece em segundo lugar, com 27%. Nesta projeção, o PT ganha, em números, a gestão de um Estado, já que hoje domina em 4: Acre, Bahia, Rio Grande do Sul e Sergipe.
 
Mapa político
 
Partidos que lideram as pesquisas de opinião nos estados


PMDB: Rio de Janeiro, Amazonas, Tocantins, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Espírito Santo
PSDB:São Paulo, Paraná, Rondônia, Paraíba, Goiás e Pará
PT: Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Piauí, Acre e Mato Grosso do Sul
PSB: Distrito Federal, Roraima e Pernambuco
PDT: Mato Grosso e Amapá
PCdoB: Maranhão
DEM: Bahia
PSD: Santa Catarina

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por