Tucanos acreditam na consolidação da candidatura do PSDB

Hoje em Dia
22/10/2014 às 08:05.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:42
 (Wesley Rodrigues)

(Wesley Rodrigues)

O PSDB comemorou a pesquisa Veritá que coloca o senador Aécio Neves na dianteira da corrida presidencial. De acordo com o deputado federal tucano Rodrigo de Castro, os números mostram “um crescimento da candidatura de Aécio e uma consolidação do seu nome”.

Para ele, o percentual do senador reflete a insatisfação da população com o governo petista. “O brasileiro vai escolher a mudança com segurança. É claro que tivemos avanços, mas o brasileiro quer melhor saúde, educação e infraestrutura. Temos muita expectativa de que ele será eleito no domingo”, disse.

O presidente do PT mineiro, deputado federal Odair Cunha, disse desconhecer o instituto Veritá e afirmou que o resultado da pesquisa diverge dos dois últimos levantamentos, Datafolha e CNT/MDA, que apontam a presidente Dilma Rousseff em empate técnico com o senador Aécio Neves (PSDB), mas numericamente à frente. “A maioria dos institutos publica uma posição diferente deste instituto. No dia das eleições vamos ver quem está falando a verdade e tem a melhor metodologia”, afirmou.

Para a professora e cientista política Magna Inácio, da UFMG, as pesquisas do segundo turno indicam “volatilidade” do eleitorado e uma disputa acirrada, como nunca houve no país desde a redemocratização. “Temos nas últimas eleições uma diminuição nas diferenças nas votações entre PT e PSDB no segundo turno”, avalia.

Ainda de acordo com Magna, a campanha de Dilma deve centrar as ações em São Paulo, enquanto Aécio deve “buscar uma consolidação” em Minas, “até para compensar os resultados do nordeste”. A professora indica ainda a classe média e a juventude como focos das campanhas, dada a “volatilidade” desses grupos nessas eleições.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por