Terceira cidade mais populosa, Contagem gera empregos e movimenta economia

Hoje em Dia
25/10/2014 às 14:49.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:46
 (André Brant)

(André Brant)

Uma cidade vital em Minas Gerais e que se confunde com Belo Horizonte. Contagem cresceu tanto que, com o tempo, seus limites geográficos com BH se perderam e não é raro conversar com pessoas que passam ou estão na cidade achando que ainda estão na capital do Estado. Mas o município é mais que uma forte conurbação com Belo Horizonte.

Com a força da Cidade Industrial e do comércio na região, Contagem é uma cidade primordial para a economia de Minas Gerais. “A cidade gera muitos empregos e movimenta muito dinheiro, algo fundamental para economia mineira. E isso não é de hoje, a composição histórica do Estado de Minas Gerais é profundamente influenciada por Contagem desde os tempos em que a economia era baseada em atividades rurais, até os dias hoje, em que é baseada em atividades urbanas”, diz o Coordenador de Política de Memória e Patrimônio Cultural da cidade, Tiago Alves.

O comércio e a indústria são tão importantes na cidade com a terceira maior população do estado (613.815 mil habitantes segundo o Censo de 2012), que os dois setores juntos movimentam mais da metade da economia do município. O comércio é responsável por 30,65% da atividade econômica na região e a indústria por mais 25,71%.

No entanto, Contagem não vive apenas dessas atividades. Nos últimos anos, novos empreendimentos com foco na cultura, lazer, resgate da cultura local e valorização do município estão surgindo e obtendo retorno positivo. São serviços que pouco existiam e agora estão mais presentes no cotidiano do povo de Contagem.

“A cultura e lazer são crescentes em Contagem. O cidadão conta com várias opções de entretenimento atualmente. E com uma história de quase trezentos anos, Contagem traz diversidade e riqueza em suas tradições e heranças culturais. Está existindo um movimento para o resgate da memória da cidade”, afirma o coordenador.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por