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CONTEÚDO DE MARCA

A música é o som que encanta clientes e move negócios

Publicado em 13/09/2025 às 07:00.Atualizado em 13/09/2025 às 09:01.

Conteúdo de inteira responsabilidade de Ecad

Quando falamos em diferenciais competitivos para estabelecimentos, pensamos logo em atendimento, preço e qualidade de serviço. Mas há um elemento poderoso, muitas vezes tratado apenas como detalhe, que pode redefinir toda a experiência: a música.

Um estudo realizado pela Mood Media em parceria com a Sacem (Sociedade de Autores, Compositores e Editores de Música, da França) comprovou a importância da sonorização em lojas e pontos de venda. Durante dez semanas, a pesquisa analisou marcas que não utilizavam música em seus ambientes. O resultado foi revelador: 8 em cada 10 clientes afirmaram preferir consumir em locais que tocam música.

Os dados vão além:

    • 70% dos consumidores disseram que a música melhora a imagem da loja;

    • 65% consideram a sonorização um fator de diferenciação entre estabelecimentos.

Em outras palavras, a música não é apenas trilha sonora. É estratégia de negócio, capaz de fortalecer a percepção da marca, fidelizar clientes e aumentar a competitividade em mercados cada vez mais disputados.

E os benefícios também reverberam nas equipes

Os ganhos não ficam restritos ao público. De acordo com a Sacem, a música também impacta diretamente o desempenho de funcionários: melhora a motivação, reduz índices de absenteísmo e contribui para um ambiente de trabalho mais leve e produtivo.

Isso significa que, em bares, restaurantes, academias, lojas e casas de festa, a música ajuda a encantar o cliente, mas também potencializa a equipe que está nos bastidores do negócio.

O papel dos compositores e do Ecad

Por trás de cada canção que embala clientes e colaboradores, há compositores e artistas que dedicam talento e criatividade para criar músicas. E é justamente para assegurar o reconhecimento e a remuneração desses profissionais que existe o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição).

O Ecad é uma instituição privada sem fins lucrativos que arrecada e distribui os direitos autorais de execução pública musical no Brasil. Segundo a Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610/98), todo estabelecimento que utiliza música publicamente precisa licenciar o seu uso. Além de ser o correto, ao estar em dia com o direito autoral, os negócios contribuem para a sustentabilidade da cultura, reconhecem quem cria e fortalecem a economia criativa.

Música é investimento, não custo

Seja para conquistar clientes, fidelizar públicos, diferenciar a marca ou motivar equipes, a música é um ativo extra que gera impacto real nos resultados. Cumprir a lei e valorizar os compositores é investir no futuro do próprio negócio.

A música dá o tom do seu negócio. Valorize os seus criadores. Direito autoral é lei!

Ecad. Para manter a música viva.

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