Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

Colégios Tiradentes: a esquerda é contra por quê?

Publicado em 28/02/2022 às 06:00.

Acordar bem cedo, tomar café da manhã, vestir o uniforme cáqui e a boina com orgulho, conferir fivela do cinto e sapatos lustrados, limpar os óculos, prender cuidadosamente os cabelos, colocar a mochila nas costas e pegar o ônibus para a escola com um sorriso no rosto. Assim foi minha rotina no início das manhãs durante vários anos que estudei no Colégio Militar de Belo Horizonte, instituição de ensino do Exército Brasileiro.

O governador Romeu Zema enviou à Assembleia de Minas Projeto de Lei (PL 3.399/21) que transforma cargos vagos da rede estadual em vagas para a criação de 30 novos Colégios Tiradentes da Polícia Militar (PM). A esquerda começou a alardear que o governo está extinguindo vagas de ensino.

A verdade é que será possível a contratação pelos Colégios Tiradentes de 3.401 professores da educação básica da PM; 324 especialistas em educação básica da PM; 1.675 auxiliares administrativos da PM e 30 diretores de escola. Isso significa ampliação de vagas e oportunidades, bem como aumento na qualidade do ensino-aprendizagem. Não haverá redução do serviço prestado à população e nem exoneração de profissionais da educação.

Os alunos dos Colégios Tiradentes apresentam altos índices de desempenho escolar nas avaliações externas, como o Ideb; com grande procura por vagas pelas famílias que aguardam em filas de espera. Com a expansão, mais alunos terão acesso e oportunidades em sua formação.

Além das notas elevadas nas avaliações externas, os Colégios Tiradentes focam na qualificação dos professores e na participação dos pais na vida escolar dos filhos. A maior carga horária, a disciplina interna e a vivência da meritocracia são diferenciais. Trata-se de uma prática educacional que leva os estudantes a compreenderem a realidade social, as responsabilidades e os direitos.

Os processos pedagógicos são alicerçados por vasto conjunto de fundamentos e valores institucionais que orientam o trabalho educativo, destacando-se a ética, a legalidade, a moralidade, a liberdade, a lealdade, o patriotismo, a hierarquia, a disciplina, a justiça, o civismo, a solidariedade, o respeito e a atenção à família.

Atualmente, mais da metade dos alunos dos Colégios Tiradentes são da rede pública regular e as demais vagas são ocupadas por dependentes dos servidores de carreiras da segurança. Com mais 30 colégios, milhares de crianças e jovens terão acesso à educação pública de qualidade e aprenderão que a disciplina te faz alcançar seus sonhos mais rápido.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por