
Conteúdo de inteira responsabilidade da RM3 DIGITAL*
Você sabia que o ombro é uma das partes do corpo que mais sofre com lesões? Pois é! Estamos falando de uma articulação que é exigida a todo momento. E não só na prática de atividades físicas, não, viu? Até mesmo ao dormir você pode acabar com uma lesão no ombro. O que pode ser evitado, é claro.
É bom lembrar que o ombro é responsável por vários movimentos. Por isso, saber como prevenir lesão no ombro evita uma série de problemas no dia a dia. Como a dor na clavícula ou como a dor na escápula, que irradia. O que dificulta a fazer as tarefas e até o ato de respirar.
Além do mais, elas incapacitam as pessoas de exercer suas profissões. Bem como os atletas, os construtores, os médicos, etc.
Para quem malha todos os dias, ou faz algum tipo de exercício, isso é essencial, viu?
Não espere o pior de ter que pesquisar o que fazer para melhorar lesão no ombro. Aprenda a evitar e fique com a sua saúde em dia!
5 Dicas de como evitar lesões no ombro
1. Alongue-se
Muitas lesões que afetam o corpo acontecem pela falta de alongamento antes dos exercícios. Pois, sem ele, o corpo ainda não está aquecido e pronto para o esforço.
Usar força excessiva sem preparo prévio gera dor no pescoço e clavícula. Além de dor nas costas, nos ombros e nos membros.
O ideal é se prevenir para não correr nenhum risco, viu? Então, alongue-se. Não só para malhar, mas na hora de trabalhar e de estudar também. É uma forma de tirar a tensão dos músculos e das articulações. Tome mais cuidado!
2. Atente-se aos sinais
Se você notar um inchaço na clavícula ou em outra área próxima, não ignore. É o seu corpo te mostrando que há algo errado. Atente-se aos sinais!
Ponha gelo no local e massageie para amenizar a dor. E se ela piorar e o inchaço também, vá ao médico. Evite que a lesão no ombro vire algo ainda mais grave e crônico.
Assim você se trata e previne lesões futuras no ombro.
3. Mantenha o peso ideal
Nada na vida é fácil, não é mesmo? Nem mesmo controlar o peso, é verdade. Mas é totalmente necessário manter o peso ideal para melhorar a qualidade de vida. Evita doenças, lesões e baixa autoestima.
Por isso, você deve fazer atividades físicas. Focar no seu objetivo e contar com uma dieta equilibrada.
Desse modo, os ombros ficam mais fortes, mais saudáveis e com menor risco de lesão. Acredite.
4. Faça os exercícios do jeito certo
Quem já ficou com a clavícula fora do lugar sabe bem o que é sofrer com uma lesão no ombro, não é? É uma dor intensa que requer ajuda externa a fim de recolocá-la no lugar.
Mas é um mal que poderia não ter acontecido, viu? É claro que às vezes o trauma ou fratura ocorre por conta de um acidente. Algo que não dá para prever. Por outro lado, quem não se exercita da forma correta sabe o perigo que está correndo e aceita o risco.
Não faça isso. Respeite os limites do seu corpo. Não exagere no peso e nem no tempo de duração. É uma ótima dica de como evitar lesões na atividade física.
5. Faça pausas
Ficar na mesma posição diante do computador pode prejudicar a sua saúde. Pois desse modo a coluna fica com sobrecarga, tendo que sustentar todo o peso do corpo. O que reflete nos ombros e nas demais articulações também. Por causa da má postura.
Logo, para prevenir lesões e a dor muscular, você deve se alongar. Então, faça pausas e estique o corpo nos intervalos. Alongue os braços, o pescoço, os ombros e as pernas. Mantenha a coluna ereta.
Além disso, tome cuidado com a lesão por esforço repetitivo. Também conhecida como LER. Um incômodo que causa dor crônica, queimação e tendinites. Pare um pouco no trabalho ou em casa para se alongar.
Quais as lesões mais comuns no ombro?
O ombro tem em sua estrutura vários músculos, nervos, tendões e ossos. Partes que são essenciais para sua mobilidade e saúde. Todas elas estão propensas a sofrer com as lesões. Veja quais são as mais comuns.
- Deslocamento;
- Luxação;
- Bursite;
- Lesão do manguito rotador.
* Material em parceria com a agência Viver de SEO.