ESPECIAL PUBLICIDADE

Consórcio de imóveis para realizar seu sonho

Publicado em 25/07/2022 às 06:00.
 (Banco de Imagens)

(Banco de Imagens)

Conteúdo de inteira responsabilidade: Embracon Administradora De Consórcio LTDA

O sonho de ter a casa própria costuma ser passado de geração em geração. Na verdade, há muitos anos o brasileiro tem como maior desejo a realização do sonho de ter uma casa própria. Mesmo com o avanço da tecnologia nas últimas décadas, que trouxe novas necessidades, ter a própria casa ainda é tido como prioridade para a maioria das pessoas.

Quando se fala na compra de um imóvel, é preciso ter planejamento a longo prazo. Afinal, estamos falando de um bem com valor de seis dígitos (ou mais). Poucas pessoas têm este valor à disposição e, por isso, precisam contar com algum tipo de intermediário no processo de compra.

Felizmente, existe uma categoria que auxilia nesse planejamento do começo ao fim. A seguir, vamos explicar todos os detalhes do consórcio de imóveis.

Como funciona o consórcio de imóveis
Por muitos anos, a modalidade de consórcio ajudou brasileiros a realizarem o sonho de comprar o seu primeiro carro. Com o sucesso do modelo, além de permitir a troca de veículos, as pessoas puderam comprar eletrodomésticos, eletroeletrônicos, motos e diversos outros tipos de produtos de alto valor, com toda sua flexibilidade.

O segmento de consórcio de imóveis passou a vigorar no início dos anos 1990, momento em que muitos brasileiros se viram frustrados com as opções restritas apresentadas no mercado. Isso porque, além de exigir um alto valor de entrada para a compra de casas, terrenos e apartamentos, alguns métodos de compra exigem o pagamento de um alto valor mensal, sempre com acréscimo de juros em suas parcelas.

Por isso mesmo, muitas vezes as pessoas acabam pagando por mais que o dobro do valor a prazo pelo imóvel que tanto sonhou. 

O consórcio não dá acesso imediato ao bem, porém, também não faz cobrança de entrada e nem adiciona valor de juros nas mensalidades.

Fazer um consórcio de imóveis é bem simples. Veja essas dicas.

Simulação de consórcio

A partir do momento que se tem uma ideia do valor do imóvel que deseja adquirir, você pode fazer uma simulação no site da administradora de consórcio.

É você que determina o valor que pretende pagar pelo seu imóvel. O simulador é uma forma dinâmica de identificar qual o valor da sua mensalidade, levando em consideração o valor do bem que deseja obter e a facilidade de pagamento. O valor final já inclui as taxas relativas ao consórcio, como taxa de administração, que remunera a empresa de consórcio pela formação dos grupos, realização dos sorteios e entrega das cartas de crédito, e fundo de reserva, que garante que que o valor das cartas seja devidamente entregue, sem riscos.

Contemplação do seu imóvel com o consórcio

Quando você fecha um contrato de consórcio, a administradora o coloca em um grupo. Esse grupo reúne outros consorciados com interesses parecidos com o seu - no caso, a maioria deve investir em consórcio de imóveis, por exemplo, com valores de cartas de crédito bem próximas.

O pagamento da mensalidade de cada integrante permite que o fundo comum tenha o valor suficiente para realizar as contemplações de duas formas: por meio dos sorteios mensais ou pela oferta de lance. Em qualquer uma das duas formas, é imprescindível que o consorciado mantenha suas mensalidades em dia, para que possa participar.

No caso específico de consórcio de imóveis, é possível utilizar os recursos do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) como oferta de lance.

É importante lembrar que nenhuma administradora de consórcio pode garantir quando a contemplação pode acontecer para o consorciado. 

Ao ser contemplado, você pode utilizar a sua carta de crédito para a compra do imóvel que realmente deseja. Vale lembrar que a carta possui poder de compra à vista, o que dá uma boa margem de negociação na hora da compra.

O que posso comprar com consórcio de imóveis

É possível utilizar a carta de crédito de consórcio de imóveis para os seguintes objetivos:

  • Investir em um terreno: uma ótima opção para quem quer construir a casa da forma que realmente deseja, seja para moradia ou para aumentar patrimônio e alugar, por exemplo.
  • Comprar apartamento na planta: existem ótimas oportunidades de se comprar um apartamento antes de sua construção. A vantagem é que você paga por um valor mais em conta no imóvel.
  • Comprar imóvel já construído: para quem já tem a casa ou apartamento em vista e deseja utilizar a carta de crédito para essa finalidade.
  • Investir em um imóvel comercial: também é possível utilizar a carta para comprar um ponto comercial ou até mesmo construir um do zero.

Faça agora mesmo uma simulação de consórcio de imóveis na Embracon e realize o sonho da casa própria ou de aumentar o seu patrimônio.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por