Festival Rootstock Brasil 2018 começa a 13ª edição na quinta-feira, na Serraria Souza Pinto

Da Redação
almanaque@hojeemdia.com.br
14/11/2018 às 09:01.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:49
 (Divulgação)

(Divulgação)

Desde o fim dos anos 90, Belo Horizonte vem se firmando como referência em um dos gêneros musicais mais típicos do país, e que, curiosamente, tem os pés fincados na tradição nordestina: o forró. Assim, não é de se espantar que um dos maiores eventos dedicados ao estilo seja sediado na capital mineira: o Festival Rootstock Brasil 2018 chega à 13ª edição amanhã e ocupa até sábado a Serraria Souza Pinto.

Serão três dias de festa, com mais de 30 atrações musicais, 13 DJs especializados na musicalidade nordestina, oficinas de dança, exposições e palestras sobre música. Tudo voltado à arte da cultura do forró pé de serra.

As atrações musicais desta edição ficam por conta dos artistas Tato, da banda Falamansa; do cantor e compositor Flávio José; Mestrinho; Chama Chuva e Janayna Pereira. Além de mais 30 bandas locais e artistas conhecidos no meio musical.

A programação inclui debates musicais, uma espécie de roda de conversa sobre a música nordestina, e exposição de discos de vinil

Reconhecimento

O Rootstock recebeu o Troféu Gonzagão 2017 como o melhor Festival de Forró Pé de Serra do Brasil. O prêmio é considerado o “Oscar da Música Nordestina”. Os organizadores do evento formam um coletivo composto por músicos, DJs, artistas plásticos e produtores representados por Frederico Zanforlin, Vinícius Santerio e Ivan Dias. 

Frederico e Vinícius atuam como produtores e DJs especializados em forró, há mais de dez anos, em Belo Horizonte. Já o paulista Ivan Dias é produtor cultural e DJ e tem uma ampla carreira no meio musical. Ministrou palestras no Brasil e no exterior sobre a história do forró, os principais artistas e o desenvolvimento do estilo musical da década de 1940 até hoje. 

A programação também inclui debates musicais, uma espécie de roda de conversa sobre a música nordestina, e exposição de discos de vinil que integram um acervo de mil exemplares.

História

Nos últimos 16 anos, as edições do Festival Rootstock tiveram uma média de público de 1.500 pessoas por dia e 20 atrações. O evento, realizado desde 2002, tornou-se um ponto de encontro de “forrozeiros” vindos de diversos estados brasileiros e também do exterior, principalmente da Europa. Em 2017, a média de público foi de 4 mil pessoas por dia.

SERVIÇO
13 ª edição Festival Internacional de Forró Pé de Serra Rootstock Brasil, de amanhã a sábado, das 10h às 5h da manhã, na Serraria Souza Pinto (Avenida Assis Chateaubriand, 809 – Centro). Programação completa e ingressos aqui.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por