Uma das roupas eternizadas na memória de qualquer mulher certamente é o vestido da formatura. O momento, que representa a passagem da vida estudantil para a profissional, pede um modelo que valorize os melhores atributos e faça “cair o queixo” dos convidados da festa e daqueles que passaram pelo menos quatro anos observando-a “desfilar” de jeans e camiseta pelos corredores da faculdade.
Depois de ficar de olho nas tendências que as celebridades mostraram nos tapetes vermelhos das premiações do cinema, da TV e da música – finalizadas com o Oscar, no último domingo – é hora de sair à caça ou de criar o vestido dos sonhos.
Escolher a cor – a favorita, aquela que “está na moda” ou a que mais combina com o tom de pele – pode parecer o primeiro passo óbvio para determinar o look. No entanto, começar pelo modelo mais confortável e que valorize o corpo é a melhor pedida.
“Mantemos as cores tradicionais em nossa paleta, independentemente da coleção. Tons de verde, azul e vermelho são muito procurados”
Elizabeth Marques
Proprietária e estilista da marca mineira Ellizabeth Marques
“A roupa precisa cair bem, é o modelo em si que vai influenciar a decisão. Decotes, fendas e transparências são os principais itens solicitados”, revela Ana Flávia Castro, diretora comercial da marca mineira Kalandra.
Estilistas também destacam que a opção por detalhes ousados nos modelos é preferência entre mulheres no frescor da juventude.
“Elas gostam de ousar mais porque é a hora de ousar. Não só por serem mais novas, mas por ser o momento em que definitivamente estão entrando na idade adulta e querem se reconhecer como mulheres”, observa Maria Paula Guimarães, estilista e proprietária do Ateliê By Paula. “Independentemente do tipo físico, elas pedem muito brilho, decotes e modelos justos, do tipo sereia”, completa.
“O Oscar e as outras premiações em geral são sempre um influência. As formandas trazem referências ou fazem comentários sobre os modelos que as atrizes e cantoras usaram”
Maria Paula Guimarães
Estilista e proprietária do Ateliê By Paula
Sabrina Costa, estilista da Fleche D’Or, pondera sobre a necessidade de não mostrar demais. “A intenção é tornar a mulher mais atraente, sem vulgarizar. As peças precisam de uma sensualidade requintada”.
E o tom?
Definido o tipo de modelo, aí sim é hora de determinar a cor. “Com o nude, por exemplo, conseguimos explorar o brilho. É uma cor que combina com negras, loiras e morenas claras”, sugere a estilista Elizabeth Marques, proprietária da marca homônima.
Mas como gosto não se discute, também é possível se entregar a cores fortes, marcantes ou seguir tendências como as candy colours (tons pastéis).
Para quem não quer correr riscos, a dica é apostar em tonalidades que nunca saem de moda, afirma a estilista Sabrina Costa. “As paletas de cores das coleções de inverno e verão conversam com as tendências e com tons que não abro mão, como azuis e verdes”, conta.
Abaixo, confira modelos para arrasar no baile de formatura e, ao final, dicas para brilhar com cabelo e a make ideais para a grande noite:

As candy colours (tons pastéis) foram a opção de várias celebridades no tapete vermelho – uma delas foi Jennifer Lopez, no Grammy. A peça acima, da Cajo Fashion, alia a tendência ao modelo frente única com gola e cinto bordados e flores aplicadas
Confira as opções de J.Lo, no Grammy, e Salma Hayek, no SAG Awards:

O azul noite e o verde estão sempre nos red carpets:

O azul noite, opção de atrizes como Amy Adams e Taraji P. Henson nas últimas premiações, é a tonalidade da peça da Arte Sacra, que tem longa fenda e decotes laterais e nas costas

Amy Adams e Taraji P. Henson
“O branco para festas veio e ficou. É elegante e chique”, revela Sabrina Costa, estilista da marca Fleche D'Or.

O branco foi a opção de Karlie Kloss, Chrissy Teigen e de outras celebridades no Oscar 2017. Este modelo da Fleche D’Or une a tendência ao decote de um ombro só e à fenda.
Veja como as celebridades usaram o branco no tapete vermelho:

Karlie Kloss, Viola Davis, Chrissy Teigen e Brie Larson
O nude foi escolhido por atrizes como Nicole Kidman e Emma Stone nas premiações de Hollywood.

O nude do modelo acinturado e de saia volumosa da marca mineira Ellizabeth Marques tem o
top bordado com pérolas e canutilhos
Observe quem usou o nude no tapete vermelho:

Felicity Jones, Nicole Kidman, Emily Blunt e Emma Stone
A cor preta, sumida nos últimos anos dos tapetes vermelhos, reinou no último Oscar.

Decotes profundos como o deste modelo da Kalandra estão em quase todos os looks das celebridades
Confira como Kirsten Dunst, Alicia Vikander, Amy Adams e Brie Larson usaram o preto no tapete vermelho:

Para as mulheres que gostam de ousar, um modelo estampado é uma boa pedida. Foi a escolha certeira da bela atriz Scarlett Johansson no último Oscar.

Esta peça da Fleche D’Or, com estampa de “ares” espanhóis, chama a atenção pela beleza
Emma Stone, Scarlett Johansson e Emily Blunt apostaram nas estampas, mesmo que em forma de bordados mais discretos.

Cabelo e Make
Caprichar no vestido é a essência do look de formatura, sem dúvida. No entanto, os acessórios (brinco, pulseira, anéis e bolsa), o cabelo e a maquiagem contam muito para que o conjunto fique belo e harmonioso.
Na make, não há nada de errado em apostar em cores escuras, olhos bem marcados e muito brilho, já que a ocasião permite “abusar”. Porém, as tendências mais atuais propõem um visual mais clean, tanto nos cabelos quanto na maquiagem, como foi possível observar nas últimas premiações do cinema, da TV e da música.
Para a estilista Elizabeth Marques, as jovens devem destacar os atributos que já têm. “São mulheres que estão no frescor da juventude, no auge da beleza. Por isso, sugiro cabelos mais naturais e maquiagem mais fresh”, destaca.
Inspire-se nos cabelos e maquiagens utilizados pelas celebridades no tapete vermelho do Oscar 2017, no domingo passado (25), para arrasar no baile de formatura. Nas legendas, os detalhes das produções:
