
Sustentabilidade é a palavra de ordem dos tempos modernos. E não há dúvida de que tudo que é produzido ou feito com sustentabilidade se amolda às mais corretas e exigentes práticas do fazer moderno.
Mas além dos preceitos e conceitos básicos que norteiam a chamada sustentabilidade, outras práticas, às vezes nem tão contemporâneas, também nos ensinam a enfrentam de maneira mais “pé no chão” nosso cenário econômico e as atuais tendências de nossa gastronomia.
Uma série de atenções, ações e gestos pode ser o melhor caminho para vencermos nosso dia a dia neste mundo da gastronomia. São pequenas mas significativas vitórias no cotidiano que nos enchem de coragem, nos estimulam e nos levam a criar forças para enfrentarmos outros obstáculos.
Para isso temos que ser coerentes com a realidade, reduzindo os custos sem afetar o cliente, trabalhando nossa mídia com regularidade, investindo em nosso negócio com competência e sabedoria e oferecendo sempre um trabalho mais moderno para falarmos a mesma linguagem dos clientes.
Paralelamente a todos esses rumos que nos conduzem na profissão, a criatividade talvez seja a palavra de ordem, desde sempre, da Gastronomia. Criar é inventar, é modificar, é refazer, é reinventar.
Seja a criatividade na cozinha, com lançamentos regulares de novos pratos que surpreendam pela beleza, pelo aroma e pelo inesquecível sabor, seja pela difícil mas obrigatória administração de um restaurante que cotidianamente tem que oferecer mudanças e novidades para agradar e estar em sintonia com o cliente, além de saber dar rumo e estimular o trabalho de cozinheiros, maîtres, sommeliers, pessoal de compras, financeiro, limpeza, ou seja, da empresa. Enfim, oferecer o que de melhor pudermos em busca de um crescimento sólido. Com criatividade e sustentabilidade.