Espelho, espelho meu!

Iêva Tatiana - Hoje em Dia
26/04/2015 às 14:10.
Atualizado em 16/11/2021 às 23:47
 (Carlos Henrique/Hoje em Dia)

(Carlos Henrique/Hoje em Dia)

Conferir o resultado da maquiagem antes mesmo de colocá-la na pele será possível – e até divertido – utilizando o “espelho virtual” desenvolvido pelo ex-aluno de mestrado da Universidade de São Paulo (USP) Filipe Morgado Simões de Campos, de 29 anos.   No ano passado, perto de concluir o curso, o engenheiro de computação concluiu, também, o projeto do simulador. A ideia, que vinha sendo trabalhada desde 2013, surgiu da demanda de uma empresa nacional de cosméticos.   “Fizemos contato, conversamos, mas ela acabou não dando continuidade à iniciativa. Eu achei interessante e segui trabalhando no desenvolvimento dela”, relembra Filipe.   Mecanismo   O protótipo criado pelo engenheiro exibe a imagem do usuário no monitor do computador e permite que ele selecione, por meio de toques na tela, os produtos que deseja aplicar virtualmente na pele. O resultado é visto instantaneamente.   “São várias as ideias de uso do espelho: em lojas de cosméticos para os vendedores apresentarem produtos de forma mais higiênica; em estúdios; para treinamento de profissionais; além do uso doméstico, para compartilhar com amigos ou mesmo para a pessoa testar produtos que ela nem possui”, sugere o criador do programa.   Expectativa   Ainda sem previsão de chegada ao mercado, o “espelho virtual” vem sendo aprimorado pela empresa de tecnologia fundada por Felipe junto a alguns amigos. Segundo ele, a equipe trabalha para conseguir colocar o simulador à venda até o ano que vem.   A versão em aplicativo será disponibilizada apenas para tablets, por causa do tamanho da tela, e deverá ser gratuita. Para as empresas interessadas, o produto será vendido, mas ainda não há definição de preço.   Enquanto isso, a curiosidade e a vaidade do público feminino são atiçadas. A maquiadora e proprietária da marca de cosméticos Liwish, Liana Fernandes Zebrau Stockler, não vê a hora de poder utilizar o recurso.   “Com o programa, vamos conseguir mostrar o resultado no rosto da cliente, mas economizando tempo e produtos. O espelho vai direcionar as mulheres até sobre o que comprar, ajudando a fazer compras mais assertivas”, avalia Liana.   De acordo com ela, mesmo sem conhecer o produto, a vontade já é de ter um. “Queria ter um desenvolvedor como esse da USP na minha empresa”, diverte-se.   Para as mulheres que já se animaram com a novidade, a dermatologista Maria Imaculada Milagres lembra que alguns cuidados são indispensáveis na hora em que a maquiagem ganha o mundo real.   “É importante que ela seja retirada adequadamente da pele, porque obstrui os poros. O depósito de produtos pode causar acne cosmética, um dos problemas que mais incomoda as pacientes”, destaca.   Outro lembrete que a dermatologista faz – embora pareça clichê – é sobre o uso do protetor solar. “Esse é o cuidado principal”.   Exagero   Já a psicóloga da Unimed-BH Juliana Souza de Assis ressalta que adorar à própria imagem exageradamente pode tornar-se patológico e que é preciso agir na medida certa. “A mulher é mais suscetível a exagerar, porque está mais exposta à mídia voltada para a vaidade”, diz.   Por outro lado, a possibilidade de otimizar o tempo usando o programa é vista com bons olhos. “A mulher quer ficar bonita e bem em pouco tempo e, nesse sentido, a ideia é muito válida”.

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