42 gols: Tardelli quebra recorde no Shandong Luneng e é o artilheiro brasileiro da China

Frederico Ribeiro
Hoje em Dia - Belo Horizonte
14/08/2018 às 19:43.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:55
 (Reprodução/Sinasports.cn)

(Reprodução/Sinasports.cn)

O Shandong Luneng entrará em campo nesta quinta-feira, às 8h35 no horário de Brasília, para tentar se aproximar da liderança da Super Liga Chinesa. Para Diego Tardelli, é momento de briga pela artilharia após quebrar um importante recorde no clube de Jinan. Ao marcar três gols em três jogos, o camisa 9 se tornou o maior goleador-estrangeiro do clube.

Tardelli chegou ao Shandong em 2015, vendido por cerca de 5,5 milhões de euros pelo Atlético recém-campeão da Copa do Brasil. Aos 33 anos, superou uma fase de desentendimento na China, quando foi rebaixado para o time reserva em 2016 e ficou seis meses sem jogar. Momento turbulento superado com gols. Em 2017, foram 15 bolas na rede, seu recorde por temporada, prestes a ser batido.

Em 2018, já marcou por 11 vezes. Nenhum jogador brasileiro fez tantos gols quanto ele na Super Liga. Só Alexandre Pato (Tianjin Quanjin), com 10, se aproxima. Oscar (Shanghai SIPG), Alan Kardec (Lifan) e Ricardo Goulart (Guangzhou) têm nove cada.

Por falar em Kardec, foi seu time a última vítima de DT9. Vitória de 2 a 0 com o segundo gol marcado pelo ex-atleticano. Róger Guedes, que custou 9,5 milhões de euros (dos quais 2,5 milhões de euros foram ao Atlético) só jogou uma vez, perdendo os dois outros jogos nos quais estava disponível. Na China, ainda impera a regra de utiilizar apenas três estrangeiros por time - no caso do Shandong são Tardelli, o atacante italiano Pellè e o zagueiro Gil.

”Nosso time está jogando com muita confiança e estamos provando que, neste ano, viemos para brigar pelo título. Fico feliz em conseguir contribuir com mais um gol e todo mundo está de parabéns. Sabíamos que não seria um jogo fácil e essa vitória nos deixa bem próximos da liderança", afirmou Tardelli, sobre o confronto de sábado passado. 

No total, são 86 jogos para o jogador com 42 jogos e 18 passes para gol. No Atlético, a título de comparação, DT9 marcou 110 gols em 219 jogos. Curiosamente, em 2009, quando chegou ao Galo, Tardelli marcou 42 gols em 12 meses, sendo o artilheiro do Brasil. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por