História do clássico

7 a 4: Cruzeiro leva melhor sobre o Atlético em finais do Mineiro no século XXI

Desde 2001, os rivais protagonizaram 11 finais do Estadual; sete vitórias da Raposa contra quatro do Galo

Bernardo Haddad*
@_bezao
Publicado em 06/04/2024 às 09:00.
 (Agência i7/Mineirão)

(Agência i7/Mineirão)

Pela 12ª vez no século XXI, Cruzeiro e Atlético se enfrentam na final do Campeonato Mineiro. No retrospecto do clássico em decisões do Estadual, a Raposa leva vantagem. Desde 2001, foram sete conquistas celestes contra quatro do Galo. 

A primeira final entre os rivais no século XXI foi disputada em 2004. O Cruzeiro conquistou o terceiro título seguido. No primeiro jogo, a Raposa venceu por 3 a 1. Na volta, foi derrotada por 1 a 0. 

“Gol de costas”

Três anos depois, Atlético e Cruzeiro voltaram a protagonizar uma final do Mineiro. Em 2007, o Galo foi campeão com o famoso “gol de costas”. No primeiro jogo, em 29 de abril, o Galo goleou o rival por 4 a 0, gols de Éder Luís, Danilinho, Marcinho e Vanderlei. O último com o goleiro Fábio ainda de costas, quando voltava para pegar a bola do terceiro gol e não viu o chute do atacante alvinegro. 

Na volta, o Cruzeiro venceu por 2 a 0, com gols de Guilherme e Wellington, mas o título ficou com o clube alvinegro.

Goleadas por 5 a 0 

No ano seguinte, a Raposa deu o troco. O primeiro jogo da final do Mineiro ficou 5 a 0, com gols de Marcelo Moreno, Marcos (contra), Ramires, Guilherme e Wagner. Na volta, nova vitória celeste, por 1 a 0 (Moreno).

Em 2009, o Cruzeiro levantou o caneco do Estadual mais uma vez. De novo com goleada contra o rival. No primeiro jogo, a Raposa fez 5 a 0, com gols de Kléber, Leonardo Silva (2x) e Jonathan (2x). Na volta, empate por 1 a 1, gols de Kléber, para os celestes, e Fabiano, para o Galo. 

Os rivais voltaram a se enfrentar na final em 2011 e a Raposa ficou com o título. Com o Mineirão fechado para obras da Copa do Mundo de 2014, os dois jogos da final foram na Arena do Jacaré. Na ida, o Galo venceu por 2 a 1, com gols de Mancini e Patric, para o alvinegro, e Wallyson para o Cruzeiro. Na volta, vitória celeste por 2 a 0, gols de Wallyson e Gilberto.

Em 2013, novamente azuis e alvinegros se encontraram na decisão. Na partida de ida, vitória atleticana por 3 a 0, gols de Jô, Diego Tardelli e Marcos Rocha. Na volta, o Cruzeiro venceu por 2 a 1, gols de Dagoberto (2x) e Ronaldinho Gaúcho, placar que garantiu o título ao Galo.

Em 2014, a Raposa foi campeã, após dois empates com o Atlético em 0 a 0,  no Independência e no Mineirão. Como tinha a melhor campanha, o time celeste levantou a taça. 

Depois, Atlético e Cruzeiro se enfrentaram na decisão de 2017. Na ida, no Mineirão, empate por 0 a 0, e na volta, vitória atleticana por 2 a 1, no Independência, gols de Robinho e Elias, com Ábila descontando.

Em 2018, o Cruzeiro ficou com o título, batendo o rival na final. Na ida, no Indepa, o Galo venceu por 3 a 1, com gols de Ricardo Oliveira (2x) e Adilson. Arrascaeta descontou. Na volta, a Raposa venceu por 2 a 0, no Mineirão, com Arrascaeta e Thiago Neves. Com o gol marcado fora de casa, o Cruzeiro ficou com o título.

Cinco anos atrás, o Cruzeiro conquistava o último título mineiro sobre o rival. Em 2019, o time celeste venceu o Atlético por 3 a 0, gols de Pedro Rocha, Thiago Neves e Robinho, no Mineirão. Na volta, no Independência, o Galo venceu por 2 a 0, gols de Cazares e Patric.

Nos quatro anos seguintes, o Galo foi campeão do Mineiro. Em 2020, venceu o Tombense na final e, em 2021, bateu o América. 

Em 2022, os rivais se encontraram na final novamente. Com torcida dividida, em um Mineirão lotado, o Galo bateu o rival por 3 a 1, em partida única, gols de Hulk (duas vezes) e Nacho, com Edu descontando para o Cruzeiro. No ano passado, o Atlético foi campeão e derrotou o América na final.

Retrospecto do clássico nas últimas 11 finais do Mineiro 

2022 Atlético campeão Cruzeiro vice

2019 Cruzeiro campeão Atlético vice

2018 Cruzeiro campeão Atlético vice

2017 Atlético campeão Cruzeiro vice

2014 Cruzeiro campeão Atlético vice

2013 Atlético campeão Cruzeiro vice

2011 Cruzeiro campeão Atlético vice

2009 Cruzeiro campeão Atlético vice

2008 Cruzeiro campeão Atlético vice

2007 Atlético campeão Cruzeiro vice

2004 Cruzeiro campeão Atlético vice

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por