Aguirre vive obstáculo inédito em calendário desde retorno do Atlético à Libertadores

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
Publicado em 02/05/2016 às 19:42.Atualizado em 16/11/2021 às 03:14.
 (Bruno Cantini/Atlético)
(Bruno Cantini/Atlético)

Um jogo decisivo pelas oitavas de final da Copa Libertadores cravado entre as duas finais do Estadual. A vida de Diego Aguirre já não é nada tranquila no Atlético, e agora terá um desafio inédito. Com aproveitamento abaixo do esperado (54%, com sete derrotas em 24 jogos), o técnico passará nesta semana por um verdadeiro teste de fogo.

Os antecessores Cuca, Paulo Autuori e Levir Culpi também jogaram a Libertadores concomitantemente ao Estadual, mas nenhum deles teve a pressão vivida pelo uruguaio nos próximos dias. Qualquer erro pode tirar do Atlético a chance de seguir vivo na Libertadores e também o 44º troféu do Mineiro.

O Galo precisa do mesmo roteiro no duelo de amanhã, contra o Racing, e no confronto doméstico com o América, no domingo: uma vitória simples, que contradiz o adjetivo quando a bola rola para valer.

“Fizemos três jogos pela Libertadores em casa, e fomos bem, marcamos muitos gols. Vamos estar todos juntos para conseguir uma grande vitória. Primeiro na Libertadores, para passar à próxima fase, e depois no domingo, pelo Mineiro”, garante Aguirre.

Calendário
Em 2013, o Atlético retornava à Libertadores e seria bicampeão estadual na final contra o Cruzeiro. Por conta da Copa das Confederações, o calendário ficou apertado, e as oitavas de final do torneio continental, contra o São Paulo, foram disputadas antes de o time erguer a taça do Mineiro. Cuca teve uma semana completa só para pensar na decisão contra o rival.

No ano seguinte, Copa do Mundo na agenda das seleções. Outra vez, o Estadual ficou ainda mais corrido, e as finais caíram no meio de abril. O Galo perdeu o título para a Raposa quando ainda lutava pelo primeiro lugar do grupo na Libertadores. Seria eliminado pelo Atlético Nacional da Colômbia, com a Série A do Brasileirão já em curso. Um duelo que derrubou o técnico Paulo Autuori ainda nos primeiros 90 minutos em Medellín.

Já no ano passado, Levir Culpi e Cia. venceram a Caldense na final do Estadual e, só depois, se preocuparam com o compromisso pelas oitavas da Libertadores, contra o Internacional.

Arte Aguirre aproveitamento
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por