Alvo do Atlético, Juan Cazares tem características de armador central

Gláucio Castro - Hoje em Dia
26/12/2015 às 09:36.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:27
 (DIVULGAÇÃO)

(DIVULGAÇÃO)

No início dos anos 2000, a família Cazares deixou a pequena Quininde, município com menos de 30 mil habitantes no interior do Equador, e se mudou para Guayaquil, a maior do país, com mais de dois milhões de moradores. Tudo para levar adiante o sonho do pequeno Juanito, de ser um jogador de futebol. Alguns anos depois, Juan Cazares, agora aos 23 anos, está bem perto de assinar o maior contrato da carreira até o momento: faltam apenas alguns detalhes para o meia ser oficialmente confirmado como primeiro reforço do Atlético para a temporada 2016.
 
Se nos bastidores do clube de Lourdes o assunto ainda é tratado com muita cautela, o presidente do Independiente Del Valle-EQU, Franklin Tello, já garantiu a uma rádio equatoriana que a negociação está bastante avançada. O clube detém a maior parte dos direitos econômicos do atleta.
 
Visto pela imprensa sul-americana com um meia habilidoso, Juan seria uma das apostas da diretoria para preencher o lado esquerdo do ataque, posição mais carente no Galo em 2015. Poderia, porém, ser uma alternativa para uma possível saída de Giovanni Augusto, alvo de sondagens do Sporting Lisboa.
 
“Não esperem vê-lo muito na área. Ele é um jogador que atua mais na armação das jogadas. Tem muita habilidade. E o técnico Diego Aguirre gosta de trabalhar com este tipo de meia”, analisa o jornalista Tiago de Melo Gomes, do site Futebol Portenho, especializado no mercado argentino.
 
Nesta temporada, o equatoriano esteve emprestado ao Banfield, onde marcou seis gols em 38 jogos. “Ele não é muito de balançar as redes. Seu forte são as assistências e a armação”, completa Gomes. Foram cinco passes decisivos em 2015 com a camisa do clube argentino. Pela seleção líder das Eliminatórias Sul-americanas, fez 11 jogos, marcou um gol e deu duas assistências neste ano.
 
Cazares foi formado no Independente Del Valle. Em seguida, foi emprestado ao River Plate da Argentina, onde atuou nas categorias de base e chegou a ter alguma experiência no time principal, mas acabou não se firmando. Antes de chegar ao Banfield, ele passou ainda pelo Barcelona de Guayquil.
 
Caso acerte mesmo com o Atlético, Cazares pode dividir com o argentino Dátolo a função de cobrador de faltas do time, uma das funções que vinha exercendo no Banfield. O Galo viveu esta carência na atual temporada, com apenas um gol originado em cobrança direta, ainda no Campeonato Mineiro.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por