América faz seu melhor primeiro turno na história do Brasileiro de pontos corridos

Lucas Borges
lborges@hojeemdia.com.br
19/08/2018 às 22:05.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:00
 (Mourão Panda / América)

(Mourão Panda / América)

De volta à elite do futebol brasileiro após uma temporada na Série B, o América deixou bem claro que o principal objetivo do ano é permanecer na primeira divisão do Brasileiro.

Encerrada a primeira metade do torneio, a meta do Coelho foi parcialmente conquistada. Com o empate em 0 a 0 com o Fluminense, nesse domingo (19), o time comandado pelo técnico Adilson Batista terminou o turno da competição na primeira página da tabela de classificação, no 10º lugar, com 22 pontos, três pontos acima da zona de rebaixamento.

Situação bem diferente das outras duas vezes em que o Coelho participou da elite do Brasileiro, quando este passou a ser disputado por pontos corridos, desde 2003.

Em 2011, o América fechou o primeiro turno com apenas 13 pontos, na última posição. Foram duas vitórias, sete empates e dez derrotas, há sete pontos da primeira equipe fora do Z-4. No segundo turno, sob o comando de Givanildo Oliveira, o time esboçou uma reação, mas não conseguiu se livrar do descenso. O Coelho terminou o Brasileiro na 19ª colocação, com 37 pontos.

Cinco anos depois, o time alviverde também conquistou 13 pontos nos 19 primeiros jogos do torneio, na lanterna do campeonato. Na época, o América conquistou três vitórias, quatro empates e 12 derrotas, e ficou há oito pontos do 16º colocado. Com uma campanha parecida no returno, o Coelho terminou na última posição do Nacional, com 28 pontos.

Segundo o departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), se mantiver o aproveitamento do primeiro turno, o América tem apenas 5% de chances de ser rebaixado. Se chegar aos 45 pontos, o risco cai para apenas 1%.

Pontaria

Estreante da noite, o atacante Wesley Pacheco afirmou que o time pecou na finalização das oportunidades que criou, e que teve dificuldades para manter o domínio da partida durante os 90 minutos.

“Tivemos algumas chances, mas não conseguimos fazer. Jogando em casa a gente tem que impor o ritmo, mas, infelizmente, não conseguimos. O jogo hoje terminou empatado, mas temos pela frente o duelo com o Sport, que vai ser de extrema importância”, completou.

O América enfrenta o time pernambucano na próxima quarta-feira (22), às 20hrs, na Ilha do Retiro, em Recife.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por