O América não consegue deslanchar no Campeonato Brasileiro da Série B quando precisa conquistar um bom resultado em casa. Na noite desta sexta-feira (11), o time voltou a render abaixo do esperado pelo torcedor e ficou no empate sem gols com o Boa, no Independência, pela 29.ª rodada. A última vitória como mandante foi no dia 6 de setembro, quando bateu o Guaratinguetá, por 1 a 0.
 
Sem vencer há cinco jogos em casa - quatro empates e uma derrota -, o América está na oitava colocação, com 44 pontos, dois a menos que o Sport, quarto colocado. O time pernambucano, porém, entra em campo neste sábado e pode aumentar a vantagem. De outro lado, o Boa, que não ganha há cinco rodadas, estacionou na zona intermediária, com 39 pontos, seis a mais que o América-RN, primeiro fora da zona de rebaixamento.
 
Os dois times não fizeram um primeiro tempo muito emocionante, principalmente devido ao grande número de passes errados. Os donos da casa assustaram primeiro com Bady, mas foram os visitantes que estiveram mais próximos de abrir o placar, sempre em jogadas de contra-ataque. Fernando Karanga teve duas boas oportunidades, sendo que uma delas foi um gol anulado pelo árbitro. Marcelinho Paraíba deixaria sua marca, se não fosse defesa segura do goleiro Matheus. Na descida para o intervalo, os jogadores do América foram vaiados pelos torcedores presentes.
 
O América voltou do intervalo pressionando e reclamou de um pênalti em cima de Nikão logo no primeiro minuto, mas o árbitro mandou o lance seguir. Aos três, Andrei Girotto arriscou de longe e Douglas espalmou para o lado. No rebote, Marcão chegou desequilibrado e chutou em cima do goleiro.
 
Depois, o Boa conseguiu equilibrar a partida e teve duas boas oportunidades. Marcelinho Paraíba lançou Malaquias, que invadiu a área e bateu para defesa de Matheus. Aos 32 minutos, Ciro Sena soltou a bomba de longe e o goleiro espalmou pela linha de fundo. A partida seguiu sem maiores emoções até os minutos finais, deixando a torcida do América irritada.
 
Os dois times voltam a campo na próxima terça-feira, pela 30.ª rodada. O América faz o confronto direto contra o Sport, às 19h30, na Ilha do Retiro, em Recife, enquanto o Boa recebe o Joinville, no mesmo horário, no Estádio Dilzon Mello, em Varginha.
 
FICHA TÉCNICA
 
AMÉRICA 0 X 0 BOA ESPORTE
 
AMÉRICA - Matheus; Elsinho, Jaílton, Vitor Hugo e Danilo (Carlos Renato); Gualberto, Andrei Girotto, Élvis (Tiago Alves) e Bady; Nikão e Marcão (Fábio Júnior). Técnico: Silas Pereira.
 
BOA - Douglas; Rafinha, Thiago Carvalho, Ciro Sena e Petros; Moisés, Vinícius Hess, Betinho e Marcelinho Paraíba (Filipe); Fernando Karanga (Luiz Paulo) e Malaquias. Técnico: Nedo Xavier.
 
ÁRBITRO - Ricardo Marques Ribeiro (MG).
 
CARTÕES AMARELOS Jaílton (América); Thiago Carvalho, Moisés e Marcelinho Paraíba (Boa).
 
RENDA - Não divulgada.
 
PÚBLICO - 1.008 pagantes.
 
LOCAL - Arena Independência, em Belo Horizonte (MG).