América goleia e segue sonhando com acesso ao grupo de elite

Vinícius Las Casas - Do Portal HD
20/10/2012 às 17:52.
Atualizado em 21/11/2021 às 17:24
 (Luciano Claudino/Estadão Conteúdo)

(Luciano Claudino/Estadão Conteúdo)

O América foi até Campinas e não se intimidou diante do Guarani. Goleou o rival por 3 a 0, com dois gols de Fábio Júnior e um de Ewerthon, na tarde deste sábado, no Brinco de Ouro da Princesa. Com o triunfo, o Coelho soma 46 pontos e está na sétima colocação na Série B do Campeonato Brasileiro. 12 pontos atrás do G4, o time ainda sonha com uma vaga na elite nacional em 2013.

Na próxima rodada, às 21h50, na terça-feira, o América enfrenta o Boa, no Independência, em um duelo legitimamente mineiro. ás 15 horas, o Guarani vai até Curitiba, onde enfrenta o Atlético-PR. desta vez, os americanos vão torcer para o Bugre, rival deste final de semana.

O JOGO

Os chutes de fora da área foram as principais armas de América e Guarani nos minutos iniciais. Aos três minutos, Patrick arriscou uma bomba de longa distância, que assustou o goleiro Emerson. Na resposta, aos cinco, o volante Jackson desarmou um americano, avançou sem marcação e soltou um verdadeiro foguete, que passou raspando próximo à trave de Neneca.

O time do Coelho apostou em uma estratégia focada nos contragolpes, tentando aproveitar a velocidade de Ewerthon e a qualidade no passe de Rodriguinho. Do outro lado, o Guarani se pressionava mais, com uma marcação por pressão na saída de bola e opção por jogar pelos flancos do campo.

A tática americana funcionou, com Ewerthon recebendo lançamento, se desvencilhando do marcador e finalizando de perna esquerda, sem chance para o arqueiro Emerson, aos 29 minutos. O gol do atacante fez justiça na partida, uma vez que, após começo melhor do rival, o América já dominava o confronto e merecia abrir o marcador. Aos 31, Ewerthon teve chance para marcar o segundo tento no duelo, mas Emerson teve saída providencial e evitou que o marcador fosse ampliado.

Com um primeiro tempo controlado e acertado defensivamente, o América terminou a etapa inicial com a vitória por 1 a 0. O time sofreu poucos riscos e Neneca não teve que realizar grandes defesas.

SEGUNDO TEMPO

Se merecia vencer por mais de um gol na etapa inicial e desperdiçou chances para tal, no segundo o placar foi aumentado logo nos minutos iniciais do segundo tempo. Aos seis minutos, o atacante Ewerthon recebeu bola dentro da área, com três marcadores ao seu redor. O atacante conseguiu finalizar, mas Emerson fez defesa parcial. No rebote, livre, Fábio Júnior mandou a bola para o fundo das redes: 2 a 0.

O gol no início deu ainda mais tranquilidade ao Coelho. A torcida do Guarani, que já demonstrava irritação na primeira etapa, se enervou ainda mais. Desta forma, em campo, os atletas do Bugre também se sentiram pressionados e não conseguiam acertar marcação ou jogadas ofensivas.

Administrando o resultado, o América jogou com mais tranquilidade, evitando se expor. Com um toque de bola envolvente, o Coelho chegou ao terceiro gol na partida. Em uma linda jogada do volante Dudu, que fez fila na zaga do Bugre, Fábio Júnior recebeu bola açucarada na grande área e só teve o trabalho de deslocar Emerson: 3 a 0.

Aos 25 minutos, o Coelho já trocava passes sem pressa e ouvia gritos de olé por parte do torcedor do Guarani. Entregues, os jogadores do rival já aceitavam a derrota e o goleiro Neneca seguia como espectador ilustre do confronto entre os alviverdes. Aos 33, Ewerthon, em um contragolpe, tocou por cobertura e a bola, caprichosamente, explodiu no travessão. Seria uma pintura caso a rede balançasse no Brinco de Ouro. Ao final, vitória sem sustos dos mineiros.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por