América tropeça em casa e perde para o Joinville

Do Portal HD
31/07/2012 às 22:06.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:00
 (André Brant/Hoje em Dia)

(André Brant/Hoje em Dia)

Depois de iniciar o Brasileiro da Série B mostrando força e liderando a competição por algumas rodadas, o América parece perder fôlego na competição nacional. Nesta terça-feira (31), o time mineiro não conseguiu fazer o dever de casa, e perdeu em pleno Independência para o Joinville por 2 a 0, acabando com a invencibilidade do Coelho em Belo Horizonte.

Precisando da vitória, o técnico Givanildo Oliveira apostou em uma formação com três atacantes, que sentiram a falta de entrosamento e não conseguiram ajudar o América na partida. Com espaço para trabalhar a bola no segundo tempo, o Joinville chegou ao gol com o atacante Lima, que teve tranquilidade para tocar na saída do goleiro Neneca. Já no finalzinho do jogo, o time catarinense ampliou com Jean Carlos.

Na sequência da Série B do Campeonato Brasileiro, o América vai visitar os alagoanos do ASA, em jogo marcado para o próximo sábado (4). Já o Joinville terá compromisso também no sábado, mas recebendo o Criciúma, na Arena Joinville.

O jogo
Atuando em casa e precisando da reabilitação, o América iniciou a partida com uma postura mais agressiva, criando as melhores chances de marcar. Aos oito minutos, o atacante Rodrigo Pimpão pedalou em cima da defesa do Joinville e tentou acertar o canto direito do goleiro Ivan, que se esticou todo para fazer a defesa.

As jogadas pelas laterais com Boiadeiro e Pará foram bastante exploradas. Aos dez minutos, após cruzamento da esquerda, Alessandro apareceu atrás da marcação catarinense e tentou de cabeça, mas a bola foi em cima do arqueiro do Joinville. Acuado no campo de defesa, o time do técnico Leandro Campos procurou atuar nos contra-ataques, ameaçando o Coelho em algumas oportunidades.

Porém, o time mineiro apresentou maior volume de jogo, e apesar de alguns erros de passe continuou atacando mais que os visitantes. Aos 13, Boiadeiro fez jogada individual, cortou para o meio e mandou um petardo da entrada da área, que passou rente à trave esquerda. Aos 19, foi a fez de Gilberto mandar a canhota de longa distância e carimbar o travessão de Ivan, em um bom momento do América.

Após os 20 minutos iniciais, os donos da casa diminuíram o ritmo, permitindo que o Joinville avançasse as linhas de marcação, equilibrando a partida e irritando parte da torcida americana, que chegou a esboçar algumas vaias. No final da primeira etapa, o Coelho voltou a pressionar, mas não conseguiu abrir o marcador.

Sentindo que o momento da equipe mineira não é bom, os catarinenses voltaram para etapa complementar jogando de igual para igual, propiciando uma partida mais aberta. Com dificuldades na saída de bola, os três atacantes do América ficaram isolados em alguns momentos do jogo, forçando que os atacantes retornassem até o meio-campo para criar jogadas.

Aos 14, Pimpão pegou rebote da zaga catarinense e tentou dar assistência para Alessandro, mas a defesa do Joinville conseguiu evitar o tento americano. Aos 18, os visitantes desperdiçaram a melhor chance do jogo com Lima, que livre dentro da área mandou sobre o travessão. Um minuto depois, o avante do Joinville se redimiu com um toque cruzado, por baixo do goleiro Neneca, abrindo o placar no Independência.

Errando muitos passes, o América começou a apresentar nervosismo, tentando chegar ao gol de empate mais na base da vontade que na técnica. Aos 48, em jogada de contra-ataque, o Joinville ainda ampliou o placar com Jean Carlos, que recebeu passe com açúcar de Marcinho e só teve o trabalho de rolar para as redes, para acabar com a invencibilidade dos americanos, atuando em casa.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por