“Continuarei pagando as mensalidades, mesmo que o América esteja na décima divisão.” Assim, o torcedor Bernardo Gomes traduziu sua fidelidade ao Coelho e a decisão de aderir ao programa de sócio torcedor do clube, o Onda Verde, criado há dois anos.

Segundo Marcus Salum, membro do Conselho Gestor, o programa – que conta com 1.013 sócios – foge do formato tradicional e se tornou um importante canal de interação do clube com a torcida. “O Onda Verde veio pra ficar. Foi a melhor maneira que encontramos para interagir com os torcedores e saber suas críticas, elogios e sugestões. Por enquanto, não temos pretensões financeiras com ele e o valor arrecadado no final do mês não é o que mais nos importa”, garante. Atualmente, o clube arrecada cerca de R$ 60 mil mensais com o programa.

Alexandre Arantes, gerente do Onda Verde, revela que o número de sócios mais que dobrou em 2013 – de 400 para 900 – e espera que até o final deste ano chegue a 1.200. “Se olharmos a proporção do número total de torcedores pelo número de sócios, teremos uma porcentagem próxima a de clubes da Série A, com programas de sócio consolidados”, avalia. Atualmente, diz Arantes, o América contabiliza cerca de 35 mil torcedores na Grande BH e 68 mil no país.

O gerente destaca ainda que os benefícios do Onda Verde se estendem para além dos dias de jogos. “Com o programa, o torcedor tem benefícios, como desconto em lojas, restaurantes e outros estabelecimentos. E, no final das contas, acaba recuperando o investimento feito.

“O América hoje é um clube extremamente organizado. Por isso, a tendência é que o número de sócios aumente”, observa Salum.

O Social Media Bernardo Cançado, 27 anos, aderiu ao Onda Verde e também se diz satisfeito com as vantagens oferecidas. “Meu foco sempre foi ajudar o clube. Estou feliz com as vantagens e até já renovei meu cartão.” De acordo com o gerente do programa, só três desistências foram registradas até o momento. Mais informações sobre o Onda Verde no site oficial do clube.

Paraná

O América treina nesta terça-feira (14) em dois períodos e segue na preparação para encarar o Paraná, sexta-feira, às 21h50, em Curitiba.