Para chegar à elite, América conta com os ‘reis do acesso’

Guyanne Araújo - Hoje em Dia
21/11/2014 às 08:06.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:06
 (Lucas Prates/Hoje em Dia)

(Lucas Prates/Hoje em Dia)

Eles já viveram situação semelhante e podem colocar em prática novamente. O elenco do América conta com “reis do acesso”, do gol ao ataque, passando pelo treinador e banco de reservas.

São jogadores que já subiram de divisão com antigos clubes e agora poderão revelar alguns “segredos” para ajudar o Coelho a conseguir agarrar uma vaga entre os quatro times que farão parte da elite do futebol brasileiro, em 2015. Apenas um ponto separa o América do Boa, quarto colocado na Série B.

O discurso entre eles está afinado: determinação em campo até a última partida. O experiente volante Leandro Guerreiro, capitão do time, por exemplo, subiu com o Criciúma para a Segundona em 2006, quando foi campeão da Série C.

“Principalmente nesses jogos finais, a dica é errar menos. São jogos decisivos, temos que entrar 100% concentrados, usar as habilidades e, lá atrás, ter simplicidade para não falhar”, ressalta Guerreiro.

Os meias Renan Oliveira e Tchô já conseguiram o acesso à Série A. O primeiro com o Goiás, e o outro com Atlético e Figueirense. “É um momento chave para nós, teremos um jogo complicado com a Ponte Preta (sábado), das nossas vidas”, diz Renan. “A sensação do acesso é muito boa. Precisamos ter esperança e acreditar até o final”, completa Tchô.

Fechando o gol nas últimas rodadas, João Ricardo é outro que pede o máximo de doação em campo. “Nos momentos finais da competição, muitas equipes relaxam, deixam o ritmo cair”, destaca o goleiro. Ele subiu com o Paysandu para a Série B, em 2012, e ficou a apenas um ponto do acesso à Série A, com o Icasa, ano passado.

Para o zagueiro Adalberto, o segredo é a dedicação. “Não podemos nos preocupar com os outros resultados, temos que fazer nossa parte dentro de campo, correndo dobrado, um pelo outro”.

O atacante Ricardinho, que subiu de divisão três vezes nos últimos três anos, está confiante. “Temos claras chances de subir e vai dar certo”.

Comandante alviverde, Givanildo Oliveira tem seis acessos no currículo de treinador. Dois, inclusive, pelo América: em 1997, para a Série A, e em 2009, para a Série B. Os outros, para a Primeira Divisão, foram com o Paysandu (2001), Santa Cruz (2005), Sport (2006) e Vitória em 2007.

Time inicia preparação, e clube oferece ônibus para Campinas

O América iniciou nessa quinta-feira (20) a preparação para o jogo contra a Ponte Preta, neste sábado (22), no Moisés Lucarelli, em Campinas, às 16h20.Peça chave no esquema do treinador Givanildo Oliveira, o lateral-esquerdo Gilson, que está atuando improvisado no meio-campo, foi poupado. O atleta sofreu uma torção no tornozelo esquerdo e fez exame para saber a gravidade da lesão. O resultado está previsto para ser divulgado nesta sexta-feira (21).

A diretoria americana vai disponibilizar um ônibus gratuitamente para o sócio-torcedor Onda Verde acompanhar a partida em Campinas. O clube vai bancar o transporte, mas o valor do ingresso não está incluído. Os bilhetes custam R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por