Os dois clubes mineiros da primeira divisão, Atlético e América, chegam na última rodada do Brasileirão dependendo só deles mesmos para se classificarem para a próxima Copa Libertadores. Ambos conseguirão a vaga caso vençam, mas também podem garantir apenas empatando. Confira o que cada um precisa para se classificar:
América
Com 52 pontos, o América tem a mesma pontuação do Fortaleza (10°), um a mais que o São Paulo (11°), um a menos que o Botafogo (8°) e três a menos que Atlético (7°) e Athletico-PR (6°). Apesar de ter caído para o 9° lugar, fora da zona de classificação para a Libertadores, o Coelho depende só de si pelo fato de Botafogo e Athletico-PR se enfrentarem, ou seja, ao menos um dos dois vai perder pontos.
O América recebe o Atlético-GO, que precisa de um milagre para escapar do rebaixamento, no Independência. Fazendo dever de casa e vencendo o jogo, o Coelho garante o 7° ou o 8° lugar, que dá vaga para a fase preliminar da Libertadores.
Em caso de empate, precisa torcer por uma derrota do Botafogo por dois ou mais gols, ou fazer dois gols a mais que o alvinegro carioca - exemplo: América empata em 3x3 e Botafogo perde por 2x1 -, e para São Paulo e Fortaleza não vencerem seus jogos. Se for derrotado, o Coelho não terá nenhuma possibilidade de classificação e pode até cair para 11°. O alviverde busca a segunda classificação para a Libertadores seguida, depois de ter passado da fase preliminar nesta temporada e caído na fase de grupos.
Atlético
O Atlético tem 55 pontos, mesmo número do Athletico-PR, e também depende só de si. Um empate garante o alvinegro em 7° ou 8° lugar, no entanto, o foco atleticano é no 6° lugar, para ter vaga direta para a fase de grupos.
Para alcançar o 6° lugar, o Atlético precisará vencer o Corinthians, fora de casa, e torcer para que o Athletico-PR não vença o Botafogo, ou seja, derrota ou empate do Furacão servem para o Galo.
O Alvinegro pode conseguir classificação mesmo que saia derrotado da Neo Química Arena. Para isso, precisa que apenas um time vença entre Botafogo, América e Fortaleza. Se dois desses clubes vencerem e os comandados de Cuca perderem, ele estará fora da principal competição continental.
Todos os jogos da última rodada do Brasileirão, com exceção de Flamengo e Avaí, acontecem às 16h deste domingo.
Leia mais