América faz partida sólida e vence o Macaé por 1 a 0 no Independência

Álvaro Castro – Hoje em Dia
06/10/2015 às 22:23.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:58
 (Luiz Costa)

(Luiz Costa)

O América fez uma partida sólida e venceu o Macaé por 1 a 0 na noite desta terça-feira (6) no Independência, pela 30ª rodada da Série B. O gol foi marcado no finalzinho do primeiro tempo pelo zagueirão Wesley Matos. O resultado deixa o Coelho firme na luta pelo acesso na terceira posição com 51 pontos, apenas um a menos que o Vitória, vice-líder.

O Coelho, mandante do jogo, começou bem a partida e tentou sair para o abafa logo nos primeiros minutos. O Macaé, sétimo melhor visitante da competição, mostrou que venderia caro a derrota e prontamente equilibrou a partida, passando a dominar as ações a partir dos primeiros 20 minutos. Apesar de um pouco desatento, os donos da casa mostraram personalidade para conseguir abrir o placar já nos acréscimos da etapa inicial com uma boimba de Wesley Matos.

No segundo tempo o jogo teve menos emoções e ficou mais truncado e com menos efetividade de ambos os lados. A partir dos 30 minutos o Macaé se mandou definitivamente ao ataque nma tentativa de achar um gol de empate, o que não aconteceu. As poucas chances foram facilmente defendidas por João Ricardo, que fez outra boa partida pelo time mineiro.

Com o resultado, o América se garante na terceira colocação da Série B com 51 pontos. Mesmo que o Bahia vença seu jogo, não conseguirá passar o Coelho no número de vitórias.

Após essa rodada, a 30ª, a Série B será interrompida para a disputa das Eliminatórias. Com isso, o Coelho só voltará a campo no dia 17,  sábado, em Natal para encarar o ABC às 17h30. Já o Macaé joga no mesmo dia, mas às 21h contra o Paysandú no Mangueirão, em Belém.

O jogo

O jogo começou bastante estudado, com os times errando passes até entrar no ritmo. Jogando em casa e buscando se manter no G-4, foi o América que apareceu pela primeira vez no ataque. O volante Rodrigo Souza tentou bater da entrada da área e foi bloqueado. A bola sobrou para o jovem centroavante Richarlison que bateu de primeira, um foguete que saiu raspando o pé da trave do Macaé, levantando a torcida.  Os visitantes levaram apenas três minutos para responder de cabeça, em bola que João Ricardo defendeu com segurança. Aos poucos o jogo foi ficando mais aberto com os times aparecendo mais. O Coelho foi ganhando campo e melhorando a qualidade dos passes. A dupla formada por Rodrigo Souza e Leandro Guerreiro começaram bem o jogo dando segurança para o time.

Em situação ruim no campeonato e precisando somar pontos para não se aproximar do rebaixamento, o Macaé adotou, inicialmente, uma postura mais defensiva, dando campo ao Coelho e apostando em um contra-ataque para abrir o placar. Aos 27 minutos a estratégia quase deu certo. Em um lance de velocidade, Anselmo arrancou pela direita e bateu firme para a boa defesa de João Ricardo, que saiu "pagando geral" para a defesa. A chance de gol deu forças ao time carioca, que cresceu na partida e passou a aparecer mais, aproveitando-se da falta de concentração dos mineiros. Com 31, Anselmo voltou a aparecer novamente pela direita e mais uma vez esbarrou no camisa 1 americano.

Sétimo melhor visitante da competição, o time azul e branco deu mostras de que venderia caro o placar e seguiu controlando o jogo, aparecendo bem na frente e dando poucas chances do Coelho finalizar de fato. Aos 38 boa chance com Mancini. Marcelo Toscano apareceu na direita e fez um cruzamento açucarado para o camisa 10, que tentou escorar e desperdiçou o ataque. Para a alegria da torcida, o time respondeu bem nos últimos minutos e conseguiu chegar ao primeiro gol nos acréscimos. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou na entrada da área para o zagueirão Wesley Matos que emendou a bomba de canhota no canto direito baixo de Rafael, fazendo 1 a 0 para o América, placar final da etapa inicial no Independência.

Segundo tempo

Segundo tempo começa com o Macaé m,arcando um pouco mais alto e com uma alteração, para dar mais consistência no meio-campo. O jogo teve menis intensidade nos primeiros 15 minutos do segundo tempo, com os times errando passes e mantendo uma postura mais cautelosa. O Macaé mudou novamente, tirando seu camisa 10 para entrada de mais um atacante, mas isso acabou abrindo um buraco no meio, dando mais espaço para o América trabalhar a bola.

Aos 16 minutos a primeira chance mais clara do Coelho. Mancini recebeu a bola na direita e foi carregando para o meio. O camisa 10 achou Xavier em boa colocação e rolou para o lateral, que bateu de esquerda para fora, dndo o primeiro susto em Rafael. Assim como no primeiro tempo, o Macaé foi aos poucos equilibrando a partida, tentando aparecer mais na frente para não ser pressionado, com boa presença do lateral-direito Igor Julião. Aos 25, Givanildo precisou mudar deviso à lesão de Pablo. Henrique Santos assumiu a lateral-direita no restante da partida.

Apenas aos 31 minutos é que os visitantes chegaram a assustar o goleiro João Ricardo. Em falta cobrada do bico esquerdo da grande área, Juninho mandou de curva. A bola viajou por toda a grande área e saiu à esquerda do arqueiro americano levando perigo. Aos 36 minutos foi a vez de Givanildo de Oliveira mudar o time dessa vez por escolha pessoal. Mancini, que teve participação discreta no jogo, deu lugar ao meia Tony, na tentativa de dar mais mobilidade ao meio-campo americano. Aos 38 nova chance dos visitantes com Jones, que bateu de fora da área buscando o ângulo de João Ricardo.

O jogo seguiu movimentado, com os times trocando posse de bola, mas errando muito nos passes e na finalização das jogadas, permanecendo o placar de 1 a 0 até o apito final do árbitro aos 49 minutos.

AMÉRICA 1X0 MACAÉ

Gol: Wesley Matos, aos 47min do 1ºT
Pagantes: 3.135
Renda: R$ 41.730,00
Motivo: 30ª rodada da Série B
Estádio: Independência
Data: terça-feira, 6 de outubro de 2015
Árbitro: Charles Hebert Cavalcante Ferreira (AL)
Assistentes: Rondinelle dos Santos Tavares e Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL)
Cartões amarelos: Rodrigo Souza, Anderson Conceição e Richarlison (América); Alisson, Diego, Thiago Cardoso e Pipico(Macaé)

América
João Ricardo; Wesley Matos, Alison e Anderson Conceição; Pablo (Henrique Santos), Rodrigo Souza (Diego Lorenzi), Leandro Guerreiro, Mancini (Tony) e Xavier; Marcelo Toscano e Richarlison
Técnico: Givanildo Oliveira

Macaé
Rafael; Igor Julião (Jones) Ramon, Frauches e Diego; Alisson (Thiago Cardoso), Gedeil, Juninho e Aloísio (Murilo); Pipico e Anselmo
Técnico: Josué Teixeira

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por