Fim da linha

América abre 2 a 0, leva o empate do Tolima e é eliminado da Copa Libertadores

Thiago Prata
@ThiagoPrata7
Publicado em 18/05/2022 às 22:57.
 (América/Twitter/Reprodução)

(América/Twitter/Reprodução)

O técnico Vagner Mancini enfatizou após a derrota por 2 a 1 para o Atlético, no último dia 3, que a Libertadores estava servindo de “aprendizado” ao América. Mas nesta quarta-feira (18), o time alviverde mostrou que não absorveu muito bem as lições que já havia recebido na fase de grupos. Depois de estar vencendo o Tolima por 2 a 0, no estádio Manuel Murillo Toro, o Coelho sofreu o empate em 2 a 2 e foi eliminado da competição.

Só não foi um “remake” do primeiro jogo entre as duas equipes, realizado no Independência, porque os colombianos não chegaram ao terceiro tento – naquela ocasião, a equipe de Ibagué havia ganhado por 3 a 2, de virada.

Com o resultado desta quarta, o América somou seu segundo ponto na chave D e não pode mais alcançar o segundo colocado, justamente o Tolima, agora com oito pontos.

O líder Atlético (oito pontos) e o terceiro, Del Valle (cinco), se enfrentam nesta quinta (19). E, mesmo eliminado, o Coelho fica de olho neste confronto. Isso porque, se terminar em terceiro lugar no grupo, o Alviverde entrará nas oitavas de final da Sul-Americana deste ano. Por isso, uma derrota dos equatorianos manteria essa chance ao time de Vagner Mancini.

O jogo

Apesar de ter tido uma atuação inferior à do adversário, o América foi cirúrgico nas oportunidades que teve no primeiro tempo. Aos 6 minutos, Marlon aproveitou passe de Aloísio para, de perna direita, abrir o placar para o Alviverde. E, aos 26, Maidana converteu uma penalidade cometida por Moya em cima de Henrique Almeida: 2 a 0.

Só que o setor defensivo do Coelho sofreu um apagão na reta final da etapa e o empate antes do intervalo. O primeiro gol do Tolima saiu aos 39, com Plata vencendo a disputa cara a cara com Jailson. E a igualdade foi alcançada com Michael Rangel, completando cruzamento aos 42.

O América foi valente no segundo tempo, explorando bem os lados do campo e criando algumas oportunidades. A falta de capricho custou caro, e o empate resultou na eliminação.

FICHA TÉCNICA

TOLIMA 2 x 2 AMÉRICA

Tolima
Domínguez; Marulanda, Quiñones, Moya e Hernández; Rovira, Ureña (Trujillo) e Cataño (Gustavo Ramírez); Plata, Ibargüen e Michael Rangel (Juan Caicedo)
Técnico: Hernán Torres

América
Jailson; Maidana, Eder e Conti (Juninho Valoura); Patric, Lucas Kal (Gustavo), Índio Ramírez (Rodriguinho) e Marlon; Felipe Azevedo (Pedrinho), Henrique Almeida e Aloísio (Kawê)
Técnico: Vagner Mancini

Motivo: 5ª rodada do grupo D da Copa Libertadores
Data: 18 de maio de 2022 (quarta-feira)
Local: Manuel Murillo Toro
Cidade: Ibagué (Colômbia)
Arbitragem: Fernando Rapallini, auxiliado por Juan Belatti e Diego Bonfa
Cartões amarelos: Moya (Tolima); Maidana, Juninho Valoura, Pedrinho (América)
Gols: Marlon aos 6 minutos, Maidana aos 26, Plata aos 39 e Rangel aos 42 do primeiro tempo

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por