O América anunciou, na tarde desta sexta-feira (18), a contratação do atacante Paulinho Bóia. Aos 23 anos, o jogador chega por empréstimo junto ao Metal Kharkiv, da Ucrânia, inicialmente até junho desta temporada.
Essa condicional em relação a duração do vínculo de Bóia se dá pelo fato de que o contrato do atleta com o clube ucraniano está suspenso, em razão do conflito do país com a Rússia. Com a incerteza sobre os efeitos da guerra no futebol, o acordo pode ser estendido no futuro.
Revelado na base do São Paulo, Paulinho Bóia também teve passagens por Portimonense, de Portugal, São Bento-SP, além do Juventude, com quem trabalhou com Marquinhos Santos, atual comandante do Coelho, em 2021, antes de ser negociado com o Metal Kharkiv-UCR.
O jogador, que tem como característica de atuar pelas beiradas do campo, chega para ser mais uma opção para o setor que atualmente contra com Pedrinho, Everaldo, Matheusinho e Felipe Azevedo como pelas mais utilizadas nesta temporada.
Próximos passos
Apesar do pouco tempo de contrato inicialmente, Bóia, que já está em Belo Horizonte desde a última quarta, vai poder encorpar o elenco americano no Campeonato Brasileiro, na Copa do Brasil e na Taça Libertadores, competição em que o Coelho se classificou para a fase de grupos.
No Campeonato Mineiro, o América não tem mais chances de avançar às semifinais e terá pela frente o último jogo da fase inicial da competição, diante do Tombense, neste sábado (19), às 16h30, no Independência, além da disputa do Troféu Inconfidência, que contempla os times que terminaram a primeira etapa do Mineiro entre a 5ª e a 8ª colocações.
Com os titulares de folga a até o início da semana que vem, o América mandará a campo uma formação alternativa nesses compromissos derradeiros do Estadual. Pelas demais competições o Alviverde só voltará a campo em abril.
Ficha do jogador
Nome completo: Paulo Henrique Pereira da Silva
Data de nascimento: 26/6/1998
Local de nascimento: Brasília (DF)
Altura: 1,70 m
Clubes: São Paulo-SP (2013-2018), Portimonense-POR (2018), São Bento-SP (2019), São Paulo-SP (2019), Juventude-RS (2021) e Metal Kharkiv-UCR (2021-2022)