CAMPEÃO EM 1996

América quer repetir feito na Copa SP de 28 anos atrás; campeão atua agora como diretor

Claudiomir retornou ao Coelho em 2023 para assumir a direção da base

Paulo Duarte
esportes@hojeemdia.com.br
03/01/2024 às 12:15.
Atualizado em 03/01/2024 às 12:15
América buscará na Copa São Paulo feito realizado há 28 anos (Reprodução /Acervo América)

América buscará na Copa São Paulo feito realizado há 28 anos (Reprodução /Acervo América)

O América iniciará a caminhada na Copa São Paulo de Futebol Júnior na quinta-feira (4) buscando repetir o feito de 1996, quando conquistou o título sobre o Cruzeiro.

Do elenco que levantou o troféu, o Coelho conta com o meio-campista Claudiomir no staff atual. O ex-jogador retornou ao Coelho em maio de 2023 para assumir o cargo de Gerente de Futebol da base. 

“Volto muito melhor como profissional, em conhecimento e experiência, quero contribuir muito para fazer de nossa base tão conceituada e ainda melhor”, disse Claudiomir na época.

O ex-meio-campista atuou ao lado de nomes como Rinaldo, eleito o melhor atacante do torneio e autor do segundo gol da final, na vitória por 2 a 1 sobre a Raposa.  No ano seguinte, o ex-jogador  marcou o nome na história americana ao ajudar o clube a conquistar a primeira série B. Em 2000, Rinaldo  levantou mais um troféu com a camisa alviverde, o da extinta Copa Sul-Minas. 

Outro jogador campeão que ficou marcado, não só no América, mas principalmente no Borussia Dortmund, foi o do lateral-direito Evanilson. No time alemão, o lateral conquistou um Campeonato Alemão e o vice-campeonato da Copa da Uefa durante a temporada 2001-02. Foram sete anos atuando na Alemanha. 

Em 2009, Evanilson retornou ao Lanna Drumond para ser o titular do Coelho na equipe que terminou com o título da série C. Atualmente o ex-jogador dá aulas de futevôlei em Belo Horizonte.

Ficha Técnica (Copa SP 1996)

América 2x1 Cruzeiro

AMÉRICA

Aílton; Evanílson, Flávio, William e Dario; Claudiomir, Paulinho (Ânderson), Richard e Heitor (Paulo); Baiano e Rinaldo. Técnico - Ricardo Drubsky

CRUZEIRO 

Rodrigo; Maguinho, Lúcio Mauro, Derlan e Alex; Dante, Léo (Gu), Picoto (Feijão) e Missinho; Da Silva e Dé (Nando). Técnico - Vantuil Rodrigues

Local - estádio do Pacaembu, em São Paulo
Juiz - Paulo José Danelon
Cartões amarelos - Flávio, Richard e Evanílson (A); Alex, Feijão e Derlan (C)
Gols - William (A), aos 3min do primeiro tempo; Rinaldo (A), aos 23min, e Da Silva (C), aos 31min do segundo tempo

Nova Geração

Para repetir o passado, o América contará com um grupo de  jogadores que estiveram à disposição do técnico interino Diego Giacomini nas últimas rodadas do Brasileirão de 2023. Dentre eles, o lateral-direito Samuel, o meio-campista Kauã Diniz e o atacante Ighor Gabryel. Ighor estreou no profissional na última vitória do time na série A. 

O jovem de 20 anos entrou no segundo tempo do duelo contra o Bahia, pela 37ª rodada, na vaga de Renato Marques, outra revelação do Coelho e autor de dois gols que garantiram o triunfo alviverde.

 Ighor e os demais companheiros estão prontos para encarar o Capital-DF, na quarta, às 15h15, em Tietê, cidade do interior paulista que abrigará o Coelho na primeira fase.

Além do time do Distrito Federal, o América terá ainda o Ivinhema, do Mato Grosso do Sul, e os donos da casa, o Comercial, nos duelos válidos pelo Grupo 15. Confira a lista de relacionados para disputar a Copa São Paulo:

Lista relacionados do América para a Copa São Paulo (Divulgação / América)

Lista relacionados do América para a Copa São Paulo (Divulgação / América)

Leia mais 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por