65% DE FORA

Com Fabián Bustos no América, Brasileirão atinge número inédito de treinadores estrangeiros

Da Redação
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 14/08/2023 às 16:44.
Bustos inicia a trajetória no América em sua volta ao Brasil (Mourão Panda / América)

Bustos inicia a trajetória no América em sua volta ao Brasil (Mourão Panda / América)

Após a estreia do treinador argentino Fabián Bustos pelo América, na derrota para o Goiás, do português Pedro Caixinha, no último domingo (13), o Campeonato Brasileiro atingiu o maior número de técnicos estrangeiros de sua história: 13.

Com cinco jogos de invencibilidade no Brasileirão (três vitórias e dois empates), o técnico Esmeraldino treinou o Arouca na temporada anterior, levando a agremiação à quinta colocação da Liga Portuguesa. 

O bom resultado chamou à atenção para novos mercados, dentre eles o brasileiro. Paulo Rogério Pinheiro, presidente do Goiás, detalhou os motivos que fizeram a diretoria do time do Centro-Oeste acertar com o europeu.

“Há alguns anos vínhamos monitorando o alto nível do trabalho realizado pelo treinador. A filosofia de jogo apresentada e o desejo de alcançar novas metas nos levaram a entender que ele seria o nome ideal para liderar nossa equipe nos desafios da temporada”, revelou Paulo.

Desempenho atual de Pedro Caixinha pode livrar o Goiás do rebaixamento (Rosiron Rodrigues | Goiás EC)

Desempenho atual de Pedro Caixinha pode livrar o Goiás do rebaixamento (Rosiron Rodrigues | Goiás EC)

Além de Goiás e América, Palmeiras (Abel Ferreira), Flamengo (Jorge Sampaoli), Internacional (Eduardo Coudet), Bahia (Renato Paiva), Botafogo (Bruno Lage), Cruzeiro (Pepa), Red Bull Bragantino (Pedro Caixinha), Cuiabá (António Oliveira), Santos (Diego Aguirre), Vasco da Gama (Ramón Díaz), e Fortaleza (Juan Pablo Vojvoda) apostam em técnicos gringos. 

“Da mesma maneira que contar com atletas que tiveram sucesso em outros países estimula a consolidação do futebol brasileiro para a audiência internacional, a presença de técnicos estrangeiros será fundamental para a criação da Liga de clubes e para os times nacionais”, afirma Artur Mahmoud, head de negócios da End to End, empresa hub de soluções e engajamento para o mercado esportivo.

Nas últimas temporadas, diversos treinadores estrangeiros obtiveram grande sucesso em território nacional, o que contribui para o aumento da procura desses profissionais por parte dos clubes brasileiros. Entre os cases de sucesso estão Jorge Jesus, no Flamengo, Abel Ferreira, no Palmeiras, e Vojvoda, no Fortaleza. 

Abel se torna referência entre os estrangeiros que atuam no futebol brasileiro (Cesar Greco/Palmeiras)

Abel se torna referência entre os estrangeiros que atuam no futebol brasileiro (Cesar Greco/Palmeiras)

Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, comenta sobre o alto desempenho apresentado pelo projeto de Vojvoda, profissional que já ergueu quatro taças pelo Leão do Pici.

“Observamos desde o começo de sua trajetória que ele desejava implementar uma ideia de jogo diferenciada. Com treinamentos intensos, além da rápida adaptação dos atletas, e a implementação de sua metodologia de trabalho, conseguimos resultados expressivos”. 

Entre as partidas disputadas nesta última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, três jogos deste fim de semana contaram com a presença exclusiva de treinadores internacionais: Botafogo x Internacional, América x Goiás e Fortaleza x Santos. Além disso, os confrontos de Palmeiras x Cruzeiro e Red Bull Bragantino x Vasco da Gama também apresentam apenas comandantes estrangeiros. 

“É necessário que os técnicos brasileiros enxerguem esse momento como uma oportunidade e invistam nesse processo de desenvolvimento, como é muito utilizado na Europa. Todos nós, que contamos com uma formação europeia, devemos entregar a continuidade de evolução individual”, conclui Sandro Orlandelli, diretor-técnico com passagens por Arsenal, Manchester United, Internacional e Red Bull Bragantino.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por