
Adversários do Atlético nas finais do Mineiro de 2021 e 2020, respectivamente, América e Tombense se despediram do Estadual neste sábado (19). Em jogo com portões fechados no Independência, o Coelho venceu por 1 a 0, com gol do meio-campista Gustavo. Os dois times entraram na 11ª rodada já eliminados na etapa classificatória e vão disputar o Troféu Inconfidência.
O Alviverde encerrou o campeonato em quinto lugar, com 17 pontos, um a menos que a Caldense, quarta colocada. O Gavião Carcará, um dos clubes participantes na Série B do Brasileiro deste ano, ficou em oitavo lugar no Mineiro, com 11 pontos.
Na partida no Horto, Gustavo abriu o placar para o América, aos 43 minutos da primeira etapa. Na segunda, o time da casa poderia ter ampliado com Zé Ricardo, mas o volante viu o goleiro Felipe defender uma penalidade, aos 4 minutos.
Por força da caducidade da concessão do Independência, conforme decreto nº 122, o jogo não teve presença de público e se deu com portões fechados.
O contrato de concessão do Independência, firmado com a empresa Luarenas, foi rescindido unilateralmente pelo governo de Minas. A decisão foi publicada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) no Diário Oficial do Estado, no último dia 12. O motivo, segundo o governo, seria o não pagamento ao poder público, desde 2015, dos valores devidos pelo uso do estádio, que já somam R$ 36 milhões.
De acordo com o Estado, a decisão foi tomada após uma série de tentativas de diálogo da atual gestão com a concessionária que, além do não pagamento, também descumpriu diversos outros deveres contratuais, como a manutenção de licenças, seguros, garantias e pagamento de tributos.
Leia mais: