
Cauan de Almeida deu sua primeira entrevista coletiva nesta quarta-feira (10) para assumir o comando técnico do América em 2024. Em meio à reformulação do time para disputar a Série B, o comandante falou sobre a importância de mesclar jogadores jovens e experientes na equipe principal, visando o retorno à primeira divisão do futebol nacional.
“O DNA do clube é o de aproveitamento da base. Eu ter passado por lá facilita muito o processo. O trabalho profissional sempre foi feito em conjunto com a base. Esse ano vamos fortalecer algumas pontas que podem ser melhoradas nessa transição. Já temos jogadores que fazem parte e vão continuar se desenvolvendo. A transição demanda algum tempo, os jogadores precisam de minutagem para se firmar no profissional”, afirmou o treinador.
Esta não é a primeira passagem de Cauan pelo América. De 2017 a 2019, o profissional treinou a categoria sub-17 do Coelho. Para ele, a experiência no futebol júnior pode contribuir muito para um bom desempenho destas jovens peças no time principal.
O comandante reforçou o peso da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que o América está classificado para a fase mata-mata. Segundo Cauan, alguns jogadores do sub-20 alviverde já estão sendo monitorados para agregar na reformulação do Coelho em 2024.
“Já temos bem pontuado alguns jogadores, mas estamos atentos à Copinha, que é muito importante. Vamos postergar um pouco a decisão porque o torneio é importante e pode aparecer uma situação específica”, afirmou.
Ainda que o Coelho conte com as promessas da base para reformular a equipe, o novo técnico também destacou a importância dos jogadores experientes nesta transição.
“Os jogadores que estão aqui há mais tempo ajudam muito. São jogadores identificados e mais experientes, eles recebem muito bem os mais jovens, quando sobem se sentem à vontade no ambiente. E isso acontece com naturalidade porque são valores do grupo. Isso fortalece os jogadores e o clube”, revelou Cauan.
A estreia do Coelho na temporada 2024 será no dia 24 de janeiro, contra o Pouso Alegre, no Independência. Neste ano, o América tem três competições no calendário, o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.
*Estagiário sob supervisão de Angel Drumond
Leia mais