Os principais nomes da ginástica artística nacional estarão a partir desta quinta (19) em Belo Horizonte para a disputa do Campeonato Brasileiro Adulto da modalidade, na Arena JK do Minas Tênis Clube, tradicional palco do esporte na capital.

Muito longe dos holofotes voltados para estrelas como Arthur Zanetti, Diego Hypólito, Jade Barbosa e Daniele Hypólito, o jovem Bernardo Actos, de 16 anos, espera usar a competição para começar a despontar entre os adultos, categoria na qual já começa a disputar competições com maior frequência.

“Essa não será a minha primeira participação no adulto. Já competi no Troféu Brasil duas vezes. No último deles, disputado nesse ano, fiquei em terceiro lugar nas barras paralelas, o que foi muito bom e me deu mais confiança para competir nessa categoria também”, conta a revelação do Minas Tênis Clube.

O garoto chega respaldado por uma brilhante trajetória nas categorias de base. Apenas no último Campeonato Sul-Americano, disputado em outubro, na Argentina, Bernardo foi vice-campeão no individual geral, além de campeão nas paralelas e argolas, vice-campeão no solo e medalhista de bronze no salto sobre o cavalo na disputa individual por aparelhos.

“Consegui cumprir vários objetivos que eu tinha planejado, como o resultado na paralela. Tive alguns erros no cavalo e nas barras (assimétricas), e isso custou o primeiro lugar no individual geral. Fiquei em segundo, mas satisfeito, porque são erros pequenos, que podem ser corrigidos com facilidade para o Campeonato Brasileiro”, avalia o ginasta mineiro.

Apesar da idade, Bernardo não se intimida diante de ginastas tão consagrados. “Já tive a oportunidade de competir com o Francisco Barreto, que foi finalista de Copa do Mundo. Ele é uma referência no aparelho que eu mais gosto, que é a paralela. Fiquei em terceiro, ele, em segundo, e o Caio Souza, em primeiro”, lembra.

Neste primeiro dia de provas, os homens competem das 9h30 às 16h, e as mulheres, entre 17h50 e 20h. O Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística será disputado até este domingo (22), na Arena JK do Minas Tênis Clube.