Após imbróglios por problemas na AFA, Cruzeiro enfim registra Ramón Ábila no BID

Guilherme Guimarães
gguimaraes@hojeemdia.com.br
15/07/2016 às 15:49.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:19
 (Juliana Flister/Lightpress)

(Juliana Flister/Lightpress)

Enfim, o atacante Ramón Ábila teve sua situação regularizada junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e está apto a estrear em jogos oficiais com a camisa do Cruzeiro. O nome do centroavante argentino foi publicado no Boletim Informativo Diário (BID) na tarde desta sexta-feira, assim como previsão dada nesta semana pelo diretor de futebol celeste Thiago Scuro. 

Para o alívio de muitos cruzeirenses, Ábila deve fazer seu primeiro jogo com a camisa celeste neste domingo, contra o Fluminense, às 16h, no estádio Giulite Coutinho, partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A documentação de transferência do jogador, do Huracán-ARG para o Cruzeiro, foi encaminhada apenas na noite da última quinta-feira à sede da Raposa.  De posse do certificado de transferência internacional, os dirigentes celestes "entraram com a papelada" na Federação Mineira de Futebol, responsável por repassar os dados do documento à CBF. 

A demora na regularização de Ábila se deu por motivos burocráticos e financeiros. Segundo apurou o Hoje em Dia, a diretoria celeste depositou a primeira parcela do pagamento há uma semana, na sexta-feira (8). E os valores foram compensados no sistema financeiro da Argentina somente na última segunda-feira (11), devido ao feriado da Independência do país vizinho, comemorado no dia 9 de julho. Rede do Futebol/Reprodução Twitter 

Além disso, a crise política e a desorganização que assola a Associação de Futebol Argentino (AFA) foi um dos grandes entraves do Cruzeiro para a inscrição do centroavante no BID.  A entidade que regula o futebol no país vizinho vive má fase sem precedentes em sua presidência, com a presença de interventores do Executivo do governo, do judiciário e até da Fifa na instituição. 

Contratação

O Cruzeiro comprou metade dos direitos econômicos de Ramón Ábila por US$ 3,82 (cerca de R$ 12, 6 milhões), valor a ser pago ao Huracán-ARG. O atacante chegou a Belo Horizonte no dia 27 de junho, e fez seu primeiro trabalho com bola na Toca II no dia 1º de julho. O último jogo oficial de Ábila aconteceu em 22 de maio, na vitória por 3 a 1 do Huracán em cima do Lanús-ARG, partida do Campeonato Argentino. Na ocasião o avante marcou dois gols. Ao todo, o novo camisa 50 da Raposa marcou 53 gols pelo El Globo, em 108 partidas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por