Após pedido de adiamento pelo Atlético, FMF decide manter clássico deste domingo em BH

Lucas Eduardo Soares e Paulo Henrique Silva
26/01/2019 às 23:19.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:15
 (Arte)

(Arte)

Após pedido do Atlético em adiar o jogo contra o Cruzeiro, a Federação Mineira de Futebol (FMF) bateu o martelo: vai ter clássico neste domingo (27), às 11h, no Mineirão. A decisão se deu depois de uma reunião entre os diretores da entidade. Eles levaram em conta questões como calendário da Conmebol e da CBF e afirmaram que a remarcação afetaria a programação das equipes na Libertadores.

A FMF publicou, na noite deste sábado, o posicionamento com a confirmação do jogo para a manhã de domingo. A federação lamentou a tragédia, disse ser solidária com as vítimas e familiares e disse torcer para que as pessoas desaparecidas sejam encontradas e que as causas, apuradas.

"Compartilhamos do sentimento de revolta e consternação de todo povo mineiro e concordamos que o ambiente para a realização do maior clássico do país não é o desejado", informou. No entanto, a entidade disse que "tem a obrigação de zelar pela correta realização do Campeonato Mineiro" e de "evitar que seus clubes sofram prejuízos que afetem não só este, mas outros campeonatos".

Razões

A primeira razão para manter o clássico para este domingo, conforma a FMF, é que a única data disponível, levando em conta os calendários da Conmebol e CBF, seria no dia 2/3, sábado de carnaval. "Entretanto, antes mesmo da realização do Conselho Técnico do Campeonato, houve uma solicitação da Polícia Militar para que não fossem realizados jogos durante o Carnaval, devido à alta demanda de foliões na cidade de Belo Horizonte, o que poderia comprometer a segurança da população", justificou.

O segundo motivo levou em conta a agenda das equipes em relação à Copa Libertadores. A FMF argumentou que, inclusive, antes da elaboração da tabela, Galo e Cruzeiro já haviam pedido que o clássico ocorresse na terceira rodada do Mineiro.

Atlético solicitou adiamento

Na tarde deste sábado, o Atlético divulgou uma nota à imprensa solicitando o adiamento da partida. O presidente do clube, Sérgio Sette Câmara, alegou que o futebol é alegria e comemoração e, por isso, indagou se haveria clima para o jogo diante do ocorrido – o rompimento da barragem da Mina do Córrego de Feijão, em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

"Tenho absoluta convicção que não! Em respeito às vidas que se perderam e ao sofrimento de seus familiares e amigos, penso  que a maior festa do futebol mineiro deveria ser adiada", observou o presidente.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por