Após período no Galo, Bolívar começa estágio com Mano Menezes, seu primeiro treinador

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
Publicado em 07/07/2017 às 12:30.Atualizado em 15/11/2021 às 09:26.
 (Reprodução)
(Reprodução)

No modesto Guarani de Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul, o jovem Bolívar era apenas um garoto de 20 anos iniciando a carreira que culminaria em dois títulos da Libertadores. Por lá, o zagueiro que também atuava na lateral teve como primeiro comandante Mano Menezes, um aspirante a treinador de futebol, também nos primeiros passos da trajetória. Quase 20 anos depois, ambos se reencontram no Cruzeiro.

Nesta semana, após passar um período no Atlético para fazer estágio com o técnico Roger Machado, o ex-jogador de Internacional, Monaco-FRA e Botafogo troca de cores em Belo Horizonte para dar continuidade ao processo de formação na carreira de técnico ao lado do primeiro mentor.

Com uniforme e tudo mais, Bolíviar vem acompanhando os treinos do Cruzeiro na Toca da Raposa II, observando os métodos de trabalho de Mano e seus auxiliares. E tudo com o incentivo e hospitalidade de um grande amigo: Tinga, gerente de futebol da Raposa e seu ex-colega no Beira Rio.

"O Mano é outro treinador da linha dos Top's do Brasil. Um cara que encontrei no meu começo de carreira e no começo de carreira dele também como treinador. A gente já se conhece há muito tempo, tenho admiração e respeito. Além disso é meu conterrâneo, tem toda a minha torcida. Está me ensinando muita coisa. Vitorioso e só tenho que aprender muito com ele. É um cara que quero poder ter uma linha de perfil parecida, que com certeza terei sucesso igual a ele", avaliou Bolívar.

Aos 36 anos, Bolívar pendurou as chuteiras no fim de 2015, quando defendia a Portuguesa. Ingressou na área de agenciamento de atletas. Mas preferiu mudar o rumo da carreira pós-campo e se aprimora para viver na beira dele.

Fez estágio na Chapecoense com o já demitido técnico Vágner Mancini, visitou Roger Machado justamente na semana pré-clássico quando o Galo enfrentou o Botafogo, sua ex-equipe, e depois venceu também o rival Cruzeiro. O próximo passo e continuar o processo de aperfeiçoamento com cursos profissionalizantes na CBF.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por