Após sete anos, Superliga terá o mesmo regulamento no masculino e no feminino, confira datas

Bruno Inácio
18/08/2019 às 14:06.
Atualizado em 05/09/2021 às 20:02
 (Gaspar Nóbrega/Inovafoto/CBV)

(Gaspar Nóbrega/Inovafoto/CBV)

A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) divulgou as datas dos principais torneios entre clubes no País. O campeonato mais esperado, a Superliga, terá o mesmo regulamento entre as mulheres e os homens, algo que não acontecia há seis temporadas. Ambos os naipes terão o mesmo número de times, regras de acesso e descenso e fase de mata-mata em melhor de três jogos, inclusive a final.

A decisão foi tomada em reunião conjunta de representantes da Confederação com membros dos 24 clubes que disputam a liga. Como de costume, a Superliga Masculina começará no dia 9 de novembro, e o feminino no dia 12 do mesmo mês. A tabela detalhada de jogos deve ser divulgada na semana que vem.

A padronização dos regulamentos serve não só para equiparar os campeonatos, mas também para trazer uma identificação maior com o público, principalmente o que não acompanha muito o vôlei. Sem regras diferentes, a Superliga passa a ser assimilada de forma mais fácil para quem quer entender como são as normas da modalidade.

Nas reuniões entre os clubes ficou acertado uma única diferença entre as duas disputas. As finais da Superliga Masculina serão disputadas no ginásio que o clube de melhor campanha escolher. Já na Feminina, as equipes preferiram deixar que a CBV escolhesse o ginásio das finais.

Entre as mulheres, os mineiros Itambé-Minas, atual campeão, e Dentil-Praia Clube, atual vice, representam o Estado, mais uma vez como favoritos. A eles, vão se juntar Sesc-RJ, Osasco-Audax, Sesi-Bauru, Fluminense, Curitiba, São Paulo-Barueri, Pinheiros, São Cristóvão Saúde-São Caetano, e os que subiram da séria B, Flamengo e Valinhos, na disputa pelo troféu.

Já entre os homens, Minas Gerais terá quatro representantes: o Sada Cruzeiro, que ficou fora da final após oito anos e tenta voltar à hegemonia, o Fiat-Minas, maior campeão nacional, e o América, que está estreando numa parceria com o já tradicional time de Montes Claros. Os outros nove times que tentarão o caneco masculino serão EMS-Taubaté-Funvic, atual campeão, Sesi-SP, atual vice, Sesc-RJ, Vôlei Renata, Vôlei Um-Itapetininga, São Francisco-Ribeirão Preto, Denk Academy-Maringá, e os dois que subiram da Série B, Botafogo e Apan-Blumenau-SC.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por