Após tragédia, campanha quer evitar caixões na arquibancada da Arena Grêmio

Estadão Conteúdo
07/12/2016 às 08:18.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:58

Uma campanha para evitar que torcedores do Grêmio levem nesta quarta-feira, na Arena Grêmio, na finalíssima da Copa do Brasil contra o Atlético Mineiro, caixões vermelhos com uma cruz branca desenhados na tampa - em alusão ao iminente rebaixamento do maior rival, o Internacional - ganhou as redes sociais nos últimos dias. Tudo por conta do respeito às vítimas do acidente aéreo com a delegação da Chapecoense.

Gremistas compartilharam a campanha, especialmente no Facebook e no Twitter, durante a última semana. A própria segurança da Arena Grêmio poderá barrar a entrada destes objetos, embora o clube não tenha se pronunciado oficialmente sobre o tema.

Os pedidos foram, aparentemente, bem aceitos pela torcida do Grêmio, nas redes sociais. Além dos caixões, os gremistas não levarão nem mesmo o "Fantasma da B" - um lençol branco com a letra B e que mais uma vez remete ao péssimo momento do Internacional, que tentará neste final de semana evitar o rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Caixões com as cores do maior rival são uma tradição em jogos em várias regiões do Brasil, especial nos Estados do Sul do País e no Rio de Janeiro. Além disso, também são muito usados em outros países da América do Sul, como Argentina e Uruguai.

Em 2004, um dia depois de o rebaixamento do Grêmio ser confirmado no Brasileirão daquele ano, a torcida do Internacional levou centenas de caixões nas cores azul, preto e branco em uma partida contra o Corinthians.

"FANTASMA" - Já o lençol branco com o B em vermelho começou a ser utilizado com maior frequência nos estádios do continente em 2011, quando o River Plate foi rebaixado e torcedores do Boca Juniors, o maior rival da equipe, passaram a levar o lençol branco em todos as partidas da equipe.

No Brasil, a brincadeira também tem os seus adeptos. Na última rodada, no dia 27 de novembro, o Internacional venceu o Cruzeiro por 1 a 0 no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. No começo do segundo tempo, um drone com o "Fantasma da B" sobrevoou a arena para a irritação dos colorados.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por