DONO DO APITO

Arbitragem brasileira estreia na Copa do Mundo com atuações distintas de Claus e Wilton Pereira

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
21/11/2022 às 15:48.
Atualizado em 21/11/2022 às 16:24
 (CBF / Divulgação)

(CBF / Divulgação)

A seleção brasileira só entra em campo pela Copa do Mundo do Catar na próxima quinta-feira (24), contra a Sérvia. Porém, hoje foi a estreia de brasileiros na competição: os árbitros Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio.

Em sua primeira Copa, Claus foi o dono do apito na abertura do grupo B, no jogo entre Inglaterra e Irã que terminou com a goleada inglesa (6x2). Após a partida, o árbitro recebeu críticas dos internautas. Um dos principais questionamento foi um pênalti não marcado a favor da Inglaterra, em cima do zagueiro Harry Maguire, logo no início do jogo.

Na imagem congelada da transmissão que circula nas redes sociais é possível ver o jogador do Irã abraçando o jogador inglês. Mesmo com a reclamação dos atletas em campo, o árbitro brasileiro manteve a decisão de não assinalar o pênalti após a conversa com o VAR. Detalhe que ele, sequer, foi até a cabine checar o lance.

Em contrapartida, no último lance do jogo um lance semelhante aconteceu a favor dos iranianos. Desta vez, o árbitro brasileiro foi à cabine do VAR e optou em marcar a penalidade máxima que originou o segundo gol do Irã gerando inúmeras críticas.

Outro lance que causou discussão na internet foi um possível lance de expulsão contra o jogador do Irã que ele relevou. Bem diferente da atitude que o árbitro teve em um jogo do Brasileirão de 2020, entre Flamengo x Internacional.

O tempo de acréscimo também foi lembrado pelos internautas. No primeiro tempo, o goleiro da seleção asiática acabou se contundindo e, após um longo atendimento, foi substituído. Por conta do longo atendimento, ele deu 14 minutos de acréscimo. No segundo tempo acabou dando mais 10 minutos, sendo questionado de qual seria o motivo para o tempo de acréscimo.

Bem mais tranquilo

Wilton Pereira Sampaio também estreou nesta segunda-feira. O juiz  comandou a vitória da Holanda contra Senegal, por 2x0, no segundo jogo do Grupo A.

Durante a partida, Wilton aplicou 3 cartões amarelos e nenhum vermelho. O VAR não foi acionado em nunhum momento e não houveram lances polêmicos, o que ajudou na atuação do brasileiro.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por